
Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor
Código
200048
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Diego Costa Pinto
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Este curso tem como objetivo fornecer teoria e prática na estratégia de marketing e compreender o papel do marketing na estratégia de uma empresa.
Pré-requisitos
Não há requisitos de frequência.
Conteúdo
• Introdução à Estratégia e Marketing
• O mix de marketing
• Geração de modelo de negócios
• O contexto e o surgimento do pensamento estratégico
• Visão competitiva e visão baseada em recursos
• Estratégia como processo e prática
• Marketing como força estratégica
• O plano de marketing
• Criando valor e satisfação do cliente
• Definição da estratégia do produto
• Desenvolvimento de estratégias e programas de preços
• Canais de marketing e redes de valor
• Gerenciamento de comunicações de marketing
• Comportamento do Consumidor
• Processo de Decisão do Consumidor
Bibliografia
- Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
- Clegg, Stewart et al. Strategy: theory and practice. London: Sage, 2011.
- Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Marketing management. 15th ed. Boston: Pearson, 2015.
- Solomon, M. et al. Consumer Behaviour: a European perspective, 6th Edition, Prentice Hall, 2016.
Método de ensino
Aulas, Workshops, Estudos de Caso, Aprendizado por Projetos.
Método de avaliação
1ª Época
• Projeto - Parte 1 (35%)
• Projeto - Parte 2 (35%)
• Exame final (30%)
2ª Época
• Projeto - Parte 1 (35%)
• Projeto - Parte 2 (35%)
• Exame final (30%)
Classificação mínima de 8.0 (em 20) para o exame
Classificação mínima de 5.0 (em 20) para os projetos
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação