
Metodologias de Recolha de Dados
Código
200087
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta disciplina tem por objectivo dar a conhecer um conjunto de metodologias que suportam qualquer processo de recolha de dados, com principal destaque para o contexto em que a recolha de dados se efectua por amostragem.
É abordada a problemática relacionada com a definição das populações alvo e com a constituição de bases de sondagem, apresentados os principais desenhos amostrais de carácter empírico e probabilístico, e analisados métodos para prevenção e tratamento dos principais erros não amostrais.
Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber uma metodologia que suporte a recolha de dados, com particular destaque para o contexto de uma investigação em marketing.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
1.Identificar e diferenciar os métodos de recolha de dados.
2.Definir uma população alvo e constituir a respectiva base de sondagem.
3.Identificar medidas preventivas e correctivas para os erros não amostrais.
4.Compreender e aplicar métodos de amostragem não probabilística.
5.Compreender e aplicar métodos de amostragem probabilística.
6.Desenvolver a metodologia de amostragem adequada a cada situação.
7.Dimensionar amostras.
8.Estimar características populacionais com base na informação amostral.
9.Calcular medidas de precisão para as estimações efectuadas.
Pré-requisitos
Estatística.
Conteúdo
- Introdução à recolha de dados
- População alvo e base de sondagem
- Erros não amostrais
- Amostragem não probabilística
- Amostragem probabilística
Bibliografia
Malhotra, Naresh K., Nunan, D. , Birks, David F. (2017). Marketing research: an applied approach. Fifth edition. Pearson Education Limited (print and electronic).
Vilares, M., Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente – Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teorico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação de casos práticos, discussão de metodologias e resolução de exercícios.
Método de avaliação
Exame final (60%) + Projecto com discussão (40%)
O projecto da disciplina inclui a elaboração e apresentação de um relatório, e é objecto de discussão com o docente. Este projecto compreende a concepção de uma metodologia de recolha de dados para um problema de marketing concreto, incluindo o desenho e dimensionamento de uma amostra. Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente