
Desenho Experimental
Código
200163
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Diego Costa Pinto
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Este curso apresenta a metodologia experimental e tem como objetivo proporcionar aos alunos como desenhar, conduzir e analisar experimentos em qualquer campo do conhecimento.
- Este curso também proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver e realizar seus próprios estudos experimentais.
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência.
Conteúdo
- Introdução: experimentos e pesquisas comportamentais
- Suposições Teóricas do Plano Experimental
- Como desenvolver uma contribuição e hipóteses usando Experimentos
- Randomização e Design de Experimentos
- Tipos de estudos: campo e laboratório
- Amostragem
- Medidas, primings e manipulações
- Checagem de manipulação, variáveis de controle, covariáveis e confounds
- Validade interna e externa
- Desenvolvendo um Plano Experimental
- Trabalhando com Séries de Experimentos
- Tipos de análise: efeitos principais e efeitos de interação
- Contrastes e Comparações Múltiplas
- Desenho Experimental Avançado: Moderação e Mediação
- Escrevendo e publicando um artigo com design experimental
Bibliografia
- Campbell, D.T. (2002) Experimental and Quasi-Experimental Designs for Generalized Causal Influence, Boston: Houghton Mifflin Company.
- Hayes, A. F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. Guilford Press.
* A list of papers will be handed by the professor in the first class as the complementary readings.
Método de ensino
Esta unidade curricular é baseada em aulas teóricas e aplicadas (desenvolvimento de estudos, aplicação de técnicas e discussão de resultados). Este é um curso prático no qual os alunos participarão de diferentes estudos experimentais e desenvolverão seus próprios experimentos (projeto final em grupo).
Método de avaliação
1ª Etapa
- Projetos (50%)
- Exame final (50%)
2ª Etapa
- Projetos (20%)
- Exame final (80%)
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde