NOVA Information Management School

Desenho Experimental

Código

200163

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Diego Costa Pinto

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

  • Este curso apresenta a metodologia experimental e tem como objetivo proporcionar aos alunos como desenhar, conduzir e analisar experimentos em qualquer campo do conhecimento.
  • Este curso também proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver e realizar seus próprios estudos experimentais.

Pré-requisitos

Não existem requisitos de frequência.

Conteúdo

  • Introdução: experimentos e pesquisas comportamentais
  • Suposições Teóricas do Plano Experimental
  • Como desenvolver uma contribuição e hipóteses usando Experimentos
  • Randomização e Design de Experimentos
  • Tipos de estudos: campo e laboratório
  • Amostragem
  • Medidas, primings e manipulações
  • Checagem de manipulação, variáveis de controle, covariáveis e confounds
  • Validade interna e externa
  • Desenvolvendo um Plano Experimental
  • Trabalhando com Séries de Experimentos
  • Tipos de análise: efeitos principais e efeitos de interação
  • Contrastes e Comparações Múltiplas
  • Desenho Experimental Avançado: Moderação e Mediação
  • Escrevendo e publicando um artigo com design experimental

Bibliografia

  • Campbell, D.T. (2002) Experimental and Quasi-Experimental Designs for Generalized Causal Influence, Boston: Houghton Mifflin Company.
  • Hayes, A. F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. Guilford Press.

* A list of papers will be handed by the professor in the first class as the complementary readings.

Método de ensino

Esta unidade curricular é baseada em aulas teóricas e aplicadas (desenvolvimento de estudos, aplicação de técnicas e discussão de resultados). Este é um curso prático no qual os alunos participarão de diferentes estudos experimentais e desenvolverão seus próprios experimentos (projeto final em grupo).

Método de avaliação

1ª Etapa

  • Projetos (50%)
  • Exame final (50%)

2ª Etapa

  • Projetos (20%)
  • Exame final (80%)
     

Cursos