
Metodologias e Técnicas de Análise e de Prospetiva
Código
400037
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
José Manuel Delgado Félix Ribeiro
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
1.Familiarizar os participantes com conceitos base , ferramentas e utilizações da Prospetiva e apresentar exemplos de exercícios de prospetiva realizados sobre temas de relações internacionais
2.Introduzir  os participantes nas metodologias de construção de cenários,  ferramenta relevante em prospetiva 
3.Contribuir para a compreensão da dinâmica do sistema internacional fazendo intervir  os níveis geoeconómico, geopolítico e estratégico na avaliação de possíveis cenários alternativos de evolução.
Pré-requisitos
Grau de licenciatura.
Conteúdo
Nº: 1 
   Data: 13SET 
   Descrição: Apresentação do Programa e informação sobre sistema de avaliação da unidade curricular.
  Com que Mapas iremos trabalhar.
      Nº: 2 
 Data: 20 SET  
 Descrição:  Análise- os três níveis :Geoeconómico, Geopolítico  e Estratégico 
Prospetiva:  Objetivos ,Utilizações e  Ferramentas 
 As duas Prospetivas –Exploratória   Estratégica  
   Nº: 3 
 Data: 27SET 
 Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (1)
     
  Nº: 4 
 Data: 04OUT 
 Descrição: Cenários – um instrumento chave da  Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (2)
- A “Análise do Iceberg”-Interpretando o passado –
  
   Nº: 5 
 Data: 11OUT 
 Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva 
Condução de um exercício de Cenarização (3) 
- A metodologia da  Global Business Network-  Olhando para o Futuro-  Permanência , Alteração e Ruturas ao nível Estrutural
   
   Nº: 6 
 Data: 18OUT 
 Descrição:  Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (4) 
- A metodologia da  Global Business Network-(a)
  
   Nº: 7 
 Data: 25OUT 
 Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (5) 
- A metodologia da  Global Business Network-(b)
  
   Nº: 8 
 Data: 1NOV 
 Descrição: Condução de um exercício de Cenarização (5) 
- A metodologia da  Global Business Network-(c)
  
   Nº: 9 
 Data: 8NOV
Descrição: Condução de um exercício de Cenarização    - A metodologia da  Escola Francesa e o “Jogo De Atores” 
 Nº: 10 
Data: 15NOV
Descrição: Horizonte 2030 – Que competições e rivalidades vão marcar o mundo até 2030? Que relações entre grandes potências, potências emergentes e outras potências se podem estabelecer.
Nº: 11 
Data: 22NOV
Descrição: Trabalho de grupo - Escolha de um de dois temas para cada Grupo.
Nº: 12 
Data: 29NOV
Descrição: Trabalho de grupo.
Nº: 13 
Data: 06DEZ
Descrição: Trabalho de grupo.
Nº: 14 
Data: 13DEZ
Descrição: Apresentação de uma primeira versão dos  Trabalhos de Grupo.
Bibliografia
Relações Internacionais- Enquadramento Teórico Buzan, Barry e Ole Wæver. Regions and Powers: The Structure of International Security. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003. 
; Prospetiva ¿ Conceitos Base  e Metodologias Félix Ribeiro, José  ¿Sistémica e Prospetiva- uma Introdução¿ ¿ edição : Departamento de Prospetiva e Planeamento, Lisboa( 2007) 
; Prospetiva ¿ Conceitos Base  e Metodologias Leal, Catarina Mendes, ¿Construir Cenários. O Método da Global Business Network¿ , Documento de Trabalho n.º 7, Lisboa: Departamento de Prospetiva e Planeamento, (2007) 
; Prospetiva ¿ Conceitos Base  e Metodologias Godet, Michel, Durance, Philippe  ¿Introduction à la Prospective Stratégique  pour les Entreprises et les Territoires ) DUNOD, UNESCO Paris, (2011) 
; Prospetiva ¿ Conceitos Base  e Metodologias How to Build Scenarios , Shell www.shell.com/scenarios 
Método de ensino
Expositivo, aprendizagem por pesquisa e aprendizagem baseada na discussão sobre casos
Método de avaliação
| Objetivos | Atividades formativas | Avaliação | 
| Avaliar a capacidade de análise e de exposição oral. | Participação nas atividades de debate e discussão dirigida e apresentação do trabalho de grupo | 25% | 
| Avaliar a capacidade de investigação e análise crítica. | Elaboração de  trabalho  de grupo  a entregar na forma definitiva quinze dias depois da sessão final da Disciplina Com não menos de 3500 e não mais de 5500 palavras, segundo a norma de referência bibliográfica em vigor no ISEGI e disponível em http://www.isegi.unl.pt/documentos/Normas_Dissertacao_v5_4.pdf  | 75% | 
- As apresentações das primeiras versões dos trabalhos de grupo terão lugar nas sessões 13 e 14. A apresentação de cada grupo de trabalho terá uma duração de 20 minutos, seguido de uma discussão e debate de 10/15 minutos.
 - Os grupos disporão seguidamente de 15 dias para entregarem os seus trabalhos eventualmente revistos tendo em conta discussão realizada nas sessões
 - Língua de ensino: Português. No caso de existirem alunos estrangeiros, as aulas serão ministradas em Inglês.
 
