
Álgebra Linear
Código
100001
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Patrícia Santos Ribeiro
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as suas capacidades de raciocínio lógico e de cálculo, essenciais para a aprendizagem de outras unidades curriculares do seu ciclo de estudos. O objetivo principal é a aprendizagem e consolidação de conhecimentos fundamentais de Álgebra Linear.
Pré-requisitos
Não há requisitos
Conteúdo
1. Espaços Vetoriais
1.1. Dependência e combinação linear de vetores.
1.2. Subespaços vetoriais.
1.3. Base e dimensão de um espaço vetorial.
2. Matrizes
2.1. Definição e classificação de matrizes.
2.2. Operações entre matrizes.
2.3. Característica de uma matriz; Inversa de uma matriz.
3. Determinantes
3.1. Cálculo e propriedades dos determinantes.
3.2. Menores e complementos algébricos.
3.3. Matriz adjunta.
4. Sistemas de Equações Lineares
4.1.Definição, representação matricial e resolução de um sistema de equações lineares.
4.2. Cálculo da inversa de uma matriz por condensação.
5. Vetores Próprios e Valores Próprios
5.1. Definição de vetor e valor próprio.
5.2. Polinómio característico e equação característica.
5.3. Principais resultados.
6. Introdução às Formas Quadráticas
Bibliografia
Lay, D., Linear Algebra and its applications, 3rd ed., Pearson Education, 2006.; Sydsæter, K, Hammond, P., Essential Mathematics for Economic Analysis, 2nd ed., Prentice Hall, 2006.; Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995. ; Cabral, I., Perdigão, C., Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, 2008.; Monteiro, A., Pinto, G. e Marques, C., Álgebra Linear e Geometria Analítica (Problemas e Exercícios), McGraw-Hill, 1997.
Método de ensino
Aulas teóricas e aulas prácticas para resolução de exercícios
Método de avaliação
Regime Avaliação Contínua :
2 Testes intermédios realizados durante o semestre letivo (nota mínima em cada teste: 9,5 valores). Classificação Final: média dos dois testes
Regime Exame (apenas 2ª época):
Exame Final (100%) (nota mínima: 9,5 valores)