NOVA Information Management School

Álgebra Linear

Código

100001

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

4.0

Professor responsável

Patrícia Santos Ribeiro

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as suas capacidades de raciocínio lógico e de cálculo, essenciais para a aprendizagem de outras unidades curriculares do seu ciclo de estudos. O objetivo principal é a aprendizagem e consolidação de conhecimentos fundamentais de Álgebra Linear.

Pré-requisitos

Não há requisitos

Conteúdo

1. Espaços Vetoriais
1.1. Dependência e combinação linear de vetores.
1.2. Subespaços vetoriais.
1.3. Base e dimensão de um espaço vetorial.
2. Matrizes
2.1. Definição e classificação de matrizes.
2.2. Operações entre matrizes.
2.3. Característica de uma matriz; Inversa de uma matriz.
3. Determinantes
3.1. Cálculo e propriedades dos determinantes.
3.2. Menores e complementos algébricos.
3.3. Matriz adjunta.
4. Sistemas de Equações Lineares
4.1.Definição, representação matricial e resolução de um sistema de equações lineares.
4.2. Cálculo da inversa de uma matriz por condensação.
5. Vetores Próprios e Valores Próprios
5.1. Definição de vetor e valor próprio.
5.2. Polinómio característico e equação característica.
5.3. Principais resultados.
6. Introdução às Formas Quadráticas

Bibliografia

Lay, D., Linear Algebra and its applications, 3rd ed., Pearson Education, 2006.; Sydsæter, K, Hammond, P., Essential Mathematics for Economic Analysis, 2nd ed., Prentice Hall, 2006.; Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M, Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, Editora McGraw-Hill de Portugal, 1995. ; Cabral, I., Perdigão, C., Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, 2008.; Monteiro, A., Pinto, G. e Marques, C., Álgebra Linear e Geometria Analítica (Problemas e Exercícios), McGraw-Hill, 1997.

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas prácticas para resolução de exercícios

Método de avaliação

Regime Avaliação Contínua :
2 Testes intermédios realizados durante o semestre letivo (nota mínima em cada teste: 9,5 valores). Classificação Final: média dos dois testes

Regime Exame (apenas 2ª época): 
Exame Final (100%) (nota mínima: 9,5 valores)

Cursos