
Computação III
Código
100029
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Mauro Castelli
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O objetivo deste curso é apresentar os elementos da programação orientada a objetos. Java será a linguagem de referência.
No final do curso, o aluno deve dominar os principais mecanismos de abstração úteis na análise e design de aplicativos de software.
Ele / ela será capaz de projetar, desenvolver e testar programas Java.
Uma parte do curso será dedicada a modelação de algoritmos usando OOP. As aplicações relacionadas aos gráfos serão apresentadas.
Pré-requisitos
The course will be held in English.
Basic knowledge from the previous courses: simple mathematical and logical issues and the basic knowledge of imperative programming is required.
Conteúdo
- UML: requisitos, casos de uso, diagrama de classe
- Classes e objetos em Java
- o conceito de referência: noções básicas sobre gestão de memória em Java
- Métodos com tipos de dados complexos: definição e invocação
- Array de referências
- Encapsulamento da informação. Modificador de visibilidade
- classes abstratas
- Interfaces
- Algoritmos em gráfos
- Programação dinâmica (dependendo do schedule)
Bibliografia
Java: The Complete Reference, (Ninth Edition) Herbert Schildt;
Método de ensino
As aulas teóricas serão realizadas com o apoio de slides fornecidos pelo professor.
Serão realizadas aulas práticas em salas de informática e laboratórios, permitindo que os alunos apliquem os conceitos que foram explicados anteriormente pela resolução de exercícios de programação.
Método de avaliação
Primeira época de avaliação:
Projeto
Segunda época de avaliação:
70% - Exame
30% - Projeto (o mesmo da primeira época de avaliação)