
Desenvolvimento Pessoal II
Código
100040
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
2.0
Professor responsável
Marco Octávio Trindade Painho
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
1. Identificar e desenvolver as competências comportamentais requeridas e valorizadas pelas organizações, designadamente ao nível da Inteligência Emocional;
2. Desenvolver e integrar hábitos de valorização pessoal para uma carreira profissional de sucesso;
2. Elaborar um plano de ação pessoal e uma estratégia estruturada de inserção no mercado de trabalho.
2. Desenvolver e integrar hábitos de valorização pessoal para uma carreira profissional de sucesso;
2. Elaborar um plano de ação pessoal e uma estratégia estruturada de inserção no mercado de trabalho.
Pré-requisitos
Não existem
Conteúdo
Marketing pessoal.
Mercado de trabalho.
Competências transversais.
As quatro dimensões da Inteligência Emocional do Modelo de Daniel Goleman: Auto-Conhecimento, Gestão das Emoções, Reconhecer as emoções dos outros, Lidar com as emoções dos outros.
Estratégias de pesquisa de emprego, carta de candidatura, curriculum vitae, entrevista de emprego e enquadramento no mercado de trabalho. Saber falar de si e das competências adquiridas no curso com assertividade e impacto.
Comunicação e trabalho em equipa.
Mercado de trabalho.
Competências transversais.
As quatro dimensões da Inteligência Emocional do Modelo de Daniel Goleman: Auto-Conhecimento, Gestão das Emoções, Reconhecer as emoções dos outros, Lidar com as emoções dos outros.
Estratégias de pesquisa de emprego, carta de candidatura, curriculum vitae, entrevista de emprego e enquadramento no mercado de trabalho. Saber falar de si e das competências adquiridas no curso com assertividade e impacto.
Comunicação e trabalho em equipa.
Bibliografia
Inteligência Emocional, Goleman, Daniel ; Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Covey, Stephen R. ; The Brand You, Peters, Tom ; Job Search Strategies: Get a Good Job... Even in a Bad Economy, Clarkson, Bud ; The Elements of Resume Style: Essential Rules and Eye-Opening Advice for Writing Resumes and Cover Letters, Bennett, Scott
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e de seminário, com elaboração de projetos e apresentações dos alunos sobre os temas propostos nos vários módulos.
Método de avaliação
Teste de conhecimentos teóricos (20%)
Apresentação individual oral (35%)
Elaboração de uma candidatura espontânea com CV e carta de motivação (40%)
Assiduidade (5%)
Apresentação individual oral (35%)
Elaboração de uma candidatura espontânea com CV e carta de motivação (40%)
Assiduidade (5%)