
Econometria II
Código
100050
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel José Vilares
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
2 Compreender as limitações do Modelo de Probabilidade Linear e as razões porque estes modelos não devem ser utilizados;
3 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão logística;
4 Desenvolver e interpretar, estatística e economicamente, modelos de regressão logística;
5 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com séries temporais;
6 Desenvolver e interpretar modelos estimados utilizando sucessões cronológicas;
7 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com dados de painel;
Pré-requisitos
Recomendados: Estatística descritiva e inferencial. Álgebra Linear. Econometria I.
Conteúdo
2 Modelo de regressão com variável qualitativa dependente;
3 Modelos de séries temporais;
Bibliografia
Wooldridge, Jeffrey M. (2008). Introductory econometrics: a modern approach, 4th ed. South-Western. ISBN 9780324585483; Griffiths, W. E., Hill, R. C. e Judge, G. G. (1993). Learning and Practicing of Econometrics, John Wiley and Sons. ISBN 0471513644; Ajmani, V. (2009). Applied Econometrics Using the SAS System. John Wiley & Sons. ISBN 9780470129494; Johnston, J.; Dinardo, J. (1997). Econometrics Methods. 4th Edition, Economics Series, McGraw Hill (Existe também tradução em português). ISBN 007115342X; Vilares, M.J.; Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente ¿ Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise. 2ª Edição, Escolar Editora. ISBN 9789725923160
Método de ensino
Método de avaliação
a) Trabalho de fundo (40%) + Participação e teste intermédio (20%) + Exame final (40%)
b) Participação e testes intermédios (30%) + Exame final (70%)
A classificação final obtida na 1.ª época corresponde ao melhor dos valores obtidos nas duas modalidades.
2ª época: exame final (100%) ou Participação e teste intermédio (30%) + Exame final (70%).
No entanto, para obter aprovação (e, portanto, uma média superior a 9,5 valores), o aluno não deverá ter no exame final uma classificação inferior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20).