NOVA Information Management School

Econometria II

Código

100050

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

Manuel José Vilares

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

1 Consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Econometria I;
2 Compreender as limitações do Modelo de Probabilidade Linear e as razões porque estes modelos não devem ser utilizados;
3 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão logística;
4 Desenvolver e interpretar, estatística e economicamente, modelos de regressão logística;
5 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com séries temporais;
6 Desenvolver e interpretar modelos estimados utilizando sucessões cronológicas;
7 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com dados de painel;
8 Desenvolver e interpretar modelos estimados utilizando dados de painel.

Pré-requisitos

Recomendados: Estatística descritiva e inferencial. Álgebra Linear. Econometria I.

Conteúdo

1 Revisão dos modelos de regressão linear;
2 Modelo de regressão com variável qualitativa dependente; 
3 Modelos de séries temporais;
4 Modelos com dados de painel

Bibliografia

Wooldridge, Jeffrey M. (2008). Introductory econometrics: a modern approach, 4th ed. South-Western. ISBN 9780324585483; Griffiths, W. E., Hill, R. C. e Judge, G. G. (1993). Learning and Practicing of Econometrics, John Wiley and Sons. ISBN 0471513644; Ajmani, V. (2009). Applied Econometrics Using the SAS System. John Wiley & Sons. ISBN 9780470129494; Johnston, J.; Dinardo, J. (1997). Econometrics Methods. 4th Edition, Economics Series, McGraw Hill (Existe também tradução em português). ISBN 007115342X; Vilares, M.J.; Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente ¿ Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise. 2ª Edição, Escolar Editora. ISBN 9789725923160

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de resolução de casos práticos e discussão de resultados.

Método de avaliação

1ª época: Os alunos podem escolher entre 1 de 2 modalidades de avaliação:
 a) Trabalho de fundo (40%) + Participação e teste intermédio (20%) + Exame final (40%)
 b) Participação e testes intermédios (30%) + Exame final (70%)
A classificação final obtida na 1.ª época corresponde ao melhor dos valores obtidos nas duas modalidades.
 
2ª época: exame final (100%) ou Participação e teste intermédio (30%) + Exame final (70%).
No entanto, para obter aprovação (e, portanto, uma média superior a 9,5 valores), o aluno não deverá ter no exame final uma classificação inferior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20).

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