NOVA Information Management School

Interacção Homem-Computador

Código

100075

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

José Miguel de Oliveira Monteiro Sales Dias

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é fornecer uma visão ampla, mas completa, sobre os problemas, metodologias e práticas de conceção de experiências de Interação Pessoa-Computador, como parte do ciclo de vida da engenharia de software, ou de outros processos de design de produtos industriais.

Os alunos aprenderão o historial e o atual contexto tecnológicos, as tecnologias de suporte à interação e, especialmente, o estado da arte das tecnologias de Interação Pessoa-Computador (IPC).

Os alunos irão entender como obter informações sobre as necessidades e objetivos do utilizador final, as suas tarefas atuais e desejadas, levando em consideração a perceção e capacidades cognitivas humanas, de modo a que o processo de desenho de experiências interativas possa ser efetivo. 

Os alunos seguirão o processo de desenho completo de IPC:

  • Levantamento de Requisitos - Os alunos irão compreender que IPC deverá ser desenhada e construída, como uma solução para um problema identificado, levando em consideração o perfil do utilizador final, as suas habilidades e tarefas atuais e adotando os métodos adequados de recolha de dados.
  • Desenho - Os alunos saberão como desenhar e construir a melhor IPM para o problema em questão, usando abordagens de prototipagem de baixa fidelidade.
  • Avaliação - Os alunos assegurarão que as pessoas possam usar o IPM proposto e farão novas iterações do ciclo de desenho de IPM que sejam adequadas, adotando princípios de avaliação heurística.
  • Recolha de dados - Os alunos irão recolher dados relativamente à opinião subjetiva dos utilizadores da solução de IPM e farão a análise, usando estatística descritiva, da usabilidade e satisfação do desenho de IPM proposto.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para a frequência desta unidade curricular, para além da capacidade de comunicação em Inglês.

Conteúdo

  1. Conceitos básicos de desenho de IPC - Interação Pessoa-Computador
  2. Nós, os seres humanos
  3. Eles, os computadores
  4. O orocesso de desenho de IPC centrado no utilizador
  5. Análise de utilizadores e tarefas
  6. Recolha de dados
  7. Princípios e regras do desenho de interfaces
  8. Interfaces visuais
  9. Prototipagem de baixa e de alta fidelidade: Lo-fi, Hi-fi
  10. Desenho de IPC para a WWW e mobilidade
  11. Avaliação da usabilidade do desenho de IPC: heurística, preditiva
  12. Avaliação do do desenho de IPC com utlizadores 
  13. Análise estatística de dados da avaliação
  14. Desenho universal e acessibilidade 
  15. Tópicos avançados de IPC

O programa inclui um trabalho de grupo com 7 entregáveis, realizado ao longo da cadeira.

Bibliografia

Books

Paper

  • Marc Rettig, Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM,1994 https://pt.scribd.com/document/127367788/Prototyping-for-Tiny-Finge 

Método de ensino

Relativamente à metodologia de ensino, começaremos com a introdução teórica de um conceito, opcionalmente seguido de uma discussão. Em seguida, os alunos receberão algumas tarefas-chave, no âmbito de uma dada entrega intercalar do projeto do curso, para testar os seus conhecimentos ao desenvolver esse projeto, permitindo-lhes aprofundar a compreensão do programa da cadeira. Os resultados do projeto serão discutidos em sala de aula em conjunto com o Professor, para garantir a eficácia dos vários princípios teóricos que foram aplicados.

 

Método de avaliação

  • Projeto de curso de 45%, composto por 7 entregáveis, com datas de vencimento a cada 15 dias, desenvolvidos durante as aulas e finalizados com apresentação e discussão em aula.
  • 45% Um exame final sobre o conteúdo geral
  • 10% Avaliação pessoal, dependendo de quanto cada estudante interage, participe, mostra esforço, etc.

Cursos