NOVA Information Management School

Arquiteturas de Tecnologias de Informação

Código

200007

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A UC tem como principal objectivo  analisar arquitecturas de Sistemas  de Informação separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão.

Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo das Arquitecturas de Sistemas de Informação, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento.

No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:

  • Explicar os factores críticos de sucesso no Planeamento de sistemas de informação
  • Formular uma estratégia de arquitectura de sistemas informação.
  • Desenvolver uma arquitectura de processos, de informação e de sistemas de informação

Descrever e explicar um projecto Arquitecturas e Tecnologias de Sistemas de Informação

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Sistemas de Informação

Conteúdo

Parte 1 - Sistemas de Informação - (o que é isso?)

- Fundamentos (elefantes, t-shirts e garrafas de vinho ...)

- Alinhamento entre negócios e sistemas de informação

- Sistemas viáveis

Parte 2 - Conhecendo o presente (agora)

- Organizações Caracterização sistêmica (sob a ponte da visão TIC)

- Arquiteturas para o quê?

- Arquitetura empresarial

- Competências organizacionais

-Arquiteturas de processos

-Análise estruturada (SSADM)

- Gestão de Processos de Negócio (BPM)

-Arquitetura de informação

Parte 3 - Pensando o amanhã (o dia seguinte)

- Planeamento de sistema de informações (PSI)

-Concepções e abordagens

-BSP - CRUD Matrix - Processo / Entidades Informacionais

-Caracterização de GAP (necessidades IS / cobertura existente - na matriz CRUD)

-Identificação de Oportunidades de Sistemas de Informação (ISO)

-Creatividade e inovação em sistemas de informação

-Descrição de OSI

-Matriz Organica X ISO

-Utilização de referenciais de Arquitetura IS

-Proposta de  nova arquitetura do sistema de informação

Parte 4 - Construindo um novo sistema de informação

-Identificação do Sistemas Aplicacionais Alvo (SAs)

-Agrupamento de ISO com SA existentes

-Caracterização de SA

-McFarlan matriz com alvo ASs

- Arquitetura de Aplicações

-Arquitetura de Dados

- Arquiteturas Tecnológicas

- Construindo um Plano de Implementação de Sistemas de Informação

-(Pequena) introdução à engenharia de software

Parte 5 - Manter (manter o negócio)

-Auditoria

-Melhoria continua

Bibliografia

  • Laudon, J.P e Laudon, K.C. (2010) “Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 11th edition, New Jersey: Prentice-Hall;
  • O´Brien, James A. (2008) Management Information Systems: Managing Information Technology in the E-Business Enterprise, 8th edition,  Boston, Massachusetts: The McGraw-Hill Companies, Incorporated.
  • Varajão, J.E.Q. A  Arquitectura da Gestão dos Sistemas de Informação FCA - Editora de Informática, Lda, Lisboa, 1998
  • Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.
  • Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, BlackwellPublishers.
  • Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.
  • Artigos de IGNOREes académicas e profissionais

Método de ensino

  • O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
  • Métodos de ensino
    • Ensino Expositivo e interrogativo: aulas e discussões.
    • Demonstrativo: tutoriais de ferramentas
  • Activo, participativo: estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de ferramentas de modulação e de tecnologias de suporte ao desenho de arquitecturas.

Método de avaliação

Avaliação semestral: um teste teórico de Frequência (50%)  +  Trabalho Prático (50%).

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