NOVA Information Management School

Bases de Dados Espaciais

Código

200009

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular constitui uma perspectiva introdutória aos conceitos relacionados com a concepção, desenvolvimento, gestão e utilização de bases de dados espaciais, através da disponibilização de um corpo teórico de referência e da resolução de vários exercícios práticos adaptáveis à realidade. Desta forma, os principais objectivos da disciplina são:

1. Fornecer os conceitos fundamentais no âmbito do paradigma base de dados, incluindo as origens deste conceito e sua abordagem, as suas vantagens e desvantagens, os diferentes modelos de dados actualmente disponíveis e as fases geralmente seguidas no desenho, implementação e gestão de uma base de dados;

2. Introduzir o modelo relacional, que constitui o modelo de base de dados mais influente e mais frequentemente utilizado nas actuais implementações;

3. Explicar e exemplificar as metodologias disponíveis para a modelação e implementação de uma base de dados, adoptando como referência prática o modelo relacional. A abordagem seguida inclui, numa primeira parte, o desenho lógico de uma base de dados, abrangendo duas técnicas: o modelo Entidade-Atributo-Relação (EAR) e a Normalização. A segunda parte incide sobre aspectos de desenho físico;

4. Apresentar a linguagem SQL (Structured Query Language) e as suas principais instruções utilizadas na criação, manipulação e interrogação de uma base de dados relacional. Demonstrar na prática a utilização desta linguagem em ambiente Microsoft Access;

5. Introduzir as Bases de Dados Espaciais tendo em conta as suas particularidades, a forma como se enquadram relativamente aos objectivos previamente desenvolvidos e os mais recentes desenvolvimentos neste campo;

6. Abordar o modelo Geodatabase ESRI e demonstrar as tarefas associadas à sua criação, gestão, edição e utilização em ambiente ArcGIS Desktop;

7. Fornecer uma breve introdução à dinâmica relativamente recente das bases de dados espaciais de código-IGNOREe aberto (Open-Source), através de exemplos práticos desenvolvidos em ambiente PostgreSQL com extensão espacial PostGIS, sendo também empregue o software SIG de código-IGNOREe aberto QGIS para acesso e visualização a este tipo de suporte de armazenamento de dados espaciais.

Pré-requisitos

Nenhuns.

Conteúdo

Módulo 1: Introdução
Módulo 2: Aspectos da Teoria de Bases de Dados
Módulo 3: Aspectos do Modelo Relacional
Módulo 4: Desenho de Bases de Dados
Módulo 5: Tutorial de SQL
Módulo 6: Bases de Dados Espaciais
Módulo 7: Criação, Gestão e Edição de Geodatabases em ArcGIS Desktop
Módulo 8: Bases de Dados Espaciais de Código-Fonte Aberto

Bibliografia

Modelação de Bases de Dados Relacionais:

Powell, Gavin. (2006).Beginning Database Design. Wrox

Linguagem SQL:

Damas, Luis. (2005). Structured Query Language, 6ª Edição, FCA.

Linguagem SQL (Websites):

http://www.techonthenet.com/index.php
http://www.w3schools.com/sql/default.asp

Bases de Dados Espaciais em geral:

Stefanakis, E. (2014) Geographic Databases and Information Systems, CreateSpace Independent Publishing Platform

Yeoung,A.; Brent Hall, G.(2007).Spatial Database Systems - Design, Implementation and Project Management, Springer

Shekhar, Shashi; Chawla, Sanjay (2003). Spatial Databases: A Tour, Prentice Hall.

Bases de Dados Espaciais ESRI:

Arctur, David; Zeiler, Michael (2004). Designing Geodatabases - Case Studies in GIS Data Modeling, ESRI Press

Bases de Dados Espaciais ESRI (Websites):

https://desktop.arcgis.com/en/desktop/latest/manage-data/geodatabases/an-overview-ofgeodatabase-design.htm
 

Método de ensino

1. Componente de E-Learning:

  • Ferramentas síncronas: Sessões síncronas Professor/Turma; Sessões de videoconferência Professor/Aluno; Testes de auto-avaliação; Exame Final.
  • Ferramentas assíncronas: Fórum de discussão; Acesso a conteúdos da Plataforma.

2. Componente presencial (que poderá ser substituída por videoconferência): Apresentação e discussão do Projecto Final.

Método de avaliação

  • Auto-avaliação (apenas para progressão entre unidades de aprendizagem);
  • Exame final - 20% da classificação final da disciplina;
  • Projecto final (individual ou em grupo):
    • Relatório do projecto: 40% da classificação final da disciplina;
    • Defesa do projecto (individual): 40% da classificação final da disciplina.

Cursos