
Business Process Management
Código
200014
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A UC tem como principal objectivo analisar a gestão dos Processos de Negócio das Organizações separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão.
Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo da Gestão dos Processos de Negócio, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento..
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
- Explicar os factores críticos de sucesso na gestão orientada a processos.
- Formular uma estratégia organizacional.
- Desenvolver uma arquitectura de processos.
- Integrar a BMP na Gestão de Sistemas de Informação
- Descrever e explicar um projecto de Business Process Management (BPM).
- Utilizar sistemas e tecnologias BPM.
Comparar abordagens BPM.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de gestão e de sistemas de informação
Conteúdo
1.A perspectiva dos Processos de Negócios
a.Processos de negócio.
b.Introdução ao BPM
c.Factores de sucesso chave
d.Ciclo de vida
2.Disciplinas.BPM
a.Modeling @ Design Disciplines
-.Introdução do BPMN 2.0
- Introdução à ferramenta BPMN (Bizagi)
b.Analise
c.Performance Management
d.Transformação
e.Organização
f.Gestão de potofolio de Processos (EPM)
3.Processos e arquitetura de sistemas de informação
a. Competências organizacionais
b.Competências de processo versus organização
c.Arquiteturas de Processos
d.Especificação do processo
e.Arquiteturas
f. Alinhamento entre processos e IS
g- Sistemas Aplicacionais
4. Sistemas e Tecnologias BPM
a.Tecnologias para suportar modulação e análise
b.Tecnologias para apoiar a implementação
c.Tecnologias para apoiar decisões de gestão, negócios de medição de desempenho e atividades administrativas
d. Robotic Process Automation (RPA)
Bibliografia
- Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.
- Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, BlackwellPublishers.
- BPMG (2005). In Search of BPM Excellence, Meghan-KifferPress.
- Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd.
- Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.
- Academic and professional sources.
Método de ensino
- O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
- Métodos de ensino
- Ensino Expositivo e interrogativo: aulas e discussões.
- Demonstrativo: tutoriais de ferramentas;
Activo, participativo: estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.
Método de avaliação
Avaliação: Teste teórico (50%) + Trabalho Prático(s) (50%).
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente