NOVA Information Management School

Business Process Management

Código

200014

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A UC tem como principal objectivo  analisar a gestão dos Processos de Negócio das Organizações  separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão.

Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo da Gestão dos Processos de Negócio, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento..

No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:

  • Explicar os factores críticos de sucesso na gestão orientada a processos.
  • Formular uma estratégia organizacional.
  • Desenvolver uma arquitectura de processos.
  • Integrar a BMP na Gestão de Sistemas de Informação
  • Descrever e explicar um projecto de Business Process Management (BPM).
  • Utilizar sistemas e tecnologias BPM.

Comparar abordagens BPM.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de gestão e de sistemas de informação

Conteúdo

1.A perspectiva dos Processos de Negócios

a.Processos de negócio.

b.Introdução ao BPM

c.Factores de sucesso chave

d.Ciclo de vida

2.Disciplinas.BPM

a.Modeling @ Design Disciplines

   -.Introdução do BPMN 2.0

   - Introdução à ferramenta BPMN (Bizagi)

b.Analise

c.Performance Management

d.Transformação

e.Organização

f.Gestão de potofolio de Processos (EPM)

3.Processos e arquitetura de sistemas de informação
a. Competências organizacionais
b.Competências de processo versus organização
c.Arquiteturas de Processos
d.Especificação do processo
e.Arquiteturas
f. Alinhamento entre processos e IS
g- Sistemas Aplicacionais
4. Sistemas e Tecnologias BPM
a.Tecnologias para suportar modulação e análise
b.Tecnologias para apoiar a implementação
c.Tecnologias para apoiar decisões de gestão, negócios de medição de desempenho e atividades administrativas
d. Robotic Process Automation (RPA)

Bibliografia

  •  Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.
  • Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, BlackwellPublishers.
  • BPMG (2005). In Search of BPM Excellence, Meghan-KifferPress.
  • Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd.
  • Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.
  • Academic and professional sources.

Método de ensino

  • O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
  • Métodos de ensino
    • Ensino Expositivo e interrogativo: aulas e discussões.
    • Demonstrativo: tutoriais de ferramentas;

Activo, participativo: estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.

Método de avaliação

Avaliação: Teste teórico (50%) + Trabalho Prático(s) (50%).

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