NOVA Information Management School

Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Código

200015

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Marco Octávio Trindade Painho

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular constitui uma unidade introdutória ao campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica. Estabelece os componentes chave da disciplina e dá particular ênfase à relação entre tecnologia, dados, métodos e organizações. Proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia desta disciplina e aos grandes domínios de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica. 
Os principais objectivos da unidade curricular são:
 - Fornecer uma ampla descrição do âmbito e natureza do campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica.
 - Definir a natureza dos SIG e dos componentes chave da área de estudo da Ciência & SIG.
 - Estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de Sistemas de Informação Geográfica.
 - Apresentar os principais eixos problemáticos associados ao uso de SIG.
 - Identificar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

UNIDADE 1- DEFINIÇÃO DO CAMPO DA CIÊNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

  1. O que é a Ciência da Informação Geográfica?
  2. A natureza dos Sistemas de Informação Geográfica ? diferentes visões
  3. Os principais domínios do conhecimento ligados à Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
UNIDADE 2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  1. Breve História dos SIG
  2. Principais avanços na Ciência e Tecnologias de Informação Geográfica
  3. Os SIG em Portugal.
UNIDADE 3- COMPONENTES DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  1. Ontologia e representação
  2. Computação
  3. Conhecimento
  4. Aplicações, instituições e sociedade
  5. Temas de investigação transversais (escala e tempo)
UNIDADE 4- ESPAÇO GEOGRÁFICO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESPACIAL
  1. Categorias cognitivas como problemas centrais.
  2. Modelação Conceptual versus Investigação empírica
  3. Conhecimento Espacial e Interacção Homem-Computador no contexto dos Sistemas de Informação Geográfica
UNIDADE 5 - FUNDAMENTOS DA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM SIG
  1. A natureza e o valor da informação geográfica
  2. Diferentes perspectivas na representação dos fenómenos geográficos
  3. Tipos de dados
  4. Estruturas de dados
  5. Relações espaciais

Bibliografia

Longley, PA, MF Goodchild, DJ Maguire, and DW Rhind, 2010, Geographic Information Systems and Science. New York: John Wiley & Sons, 3rd Edition.; Apontamentos disponibilizados na intranet do NOVA IMS. / GIS lectures in ISEGI¿s Intranet.; 0; 0; 0

Método de ensino

Componente E-Learning: 

  • Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência -Professor/Aluno; Testes de auto-avaliação; Exame Final.
  •  Ferramentas assíncronas ? Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
Componente presencial (que poderá ser substituído por videoconferência):
  • Apresentação e discussão do Projecto Final

Método de avaliação

 - Elaboração de um trabalho teórico sobre um tema à escolha (80%)
 - Final Exame (20%)

Cursos