
Geo-Estatística
Código
200050
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é ensinar aos alunos os conceitos básicos e as principais ferramentas da geoestatística e da estatística espacial. Os alunos irão aprender os principais conceitos teóricos relacionados com a interpolação espacial de atributos usando métodos determinísticos e procedimentos geoestatísticos, os quais são baseados na correlação espacial dos dados observados. Os alunos também aprenderão os fundamentos teóricos de regressão espacial e como configurar e realizar análises de regressão exploratória e espacial. Os alunos irão trabalhar em programas de computador para praticar os conceitos teóricos. Espera-se que os estudantes avaliem o potencial da estatística espacial para a sua própria investigação.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Análise exploratória de dados
UA2. Procedimentos determinísticos
UA3. Kriging
UA4. GWR - Regressão geograficamente ponderada
Bibliografia
Tutorials and other material provided by the teachers.
Deutsch, C. V.; Journel, A. G., 1998. Geostatistical Software Library and User’s Guide. Oxford University Press, New York, USA
Goovaerts, P., 1997. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. Oxford University Press, Inc, New York, USA
Isaaks, E. H.; Srivastava, R. M., 1989. An Introduction to Applied Geostatistics. Oxford University Press, Inc, New York, USA
Fotheringham A.S., Brunsdon C., Charlton M. (2002) Geographically Weighted Regression: the analysis of spatially varying relationships. Wiley, Chichester, UK.
Soares, A. 2000. Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. Instituto Superior de Técnico, IST Press. Lisboa, Portugal
Método de ensino
Esta unidade curricular é lecionada através da plataforma de e-learning usando ferramentas síncronas (aulas de videoconferência com o professor) e ferramentas assíncronas (fórum, e-mail, materiais de aprendizagem disponíveis na plataforma de e-learning). Haverá uma sessão síncrona no final de cada Unidade de Aprendizagem (UA), correspondente a uma aula de duas horas em linha com o professor, a qual será dedicada aos conteúdos de cada UA e à resolução de exercícios práticos descritos nos tutoriais. Um conjunto aleatório de exercícios de autoavaliação está disponível para cada UA, na plataforma de e-learning. Os alunos podem tentar responder aos exercícios de autoavaliação quantas vezes quiserem.
Método de avaliação
1. Exame (ponderação de 20%);
2. Relatório individual do trabalho de projeto (ponderação de 70%);
3. Apresentação oral do trabalho de projeto (ponderação de 10%).