
Geographic Information Standards
Código
200055
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos: OA 1-Consciencializar os alunos da importância dos standards no campo da geoinformação; OA 2-Providenciar informação sobre a estrutura dos standards, assim como os seus processos e resultados; OA 3-Providenciar informação sobre o conteúdo de standards essenciais e relevantes tais como qualidade dos dados, estrutura espacial e conceito de mapa e serviços web de features (WMS e WFS); OA 4-Explorar a utilização de standards espaciais assim como os WMS e WFS com recurso a exemplos práticos.
Pré-requisitos
Nenhum.
Conteúdo
UA 1-Tutorial de XML and UML : Introdução a XML; Introdução a diagramas UML. UA 2-Standartização pela ISO e OGC: ISO - the International Organization for Standardization; O processo ISO de standartização UA 3-Interoperabilidade semântica UA 4-Qualidade de informação geográfica: Conceito de qualidade e gestão da qualidade; Standards ISO para a qualidade da informação geográfica UA 5-Estrutura e geometria de ISO e OGC; Definições: Dados, Coleção de Dados, Propriedade de elementos, Propriedade geométrica; Estrutura espacial ; Geography Markup Language (GML) UA 6-Acesso à informação geográfica com recurso à Internet: Serviços básicos na Web; Arquitetura de serviços web; National Spatial Data Infrastructure (NSDI); Estado da Arte de interfaces de OGC Web Service (OWS); Os objetivos de OWS; Infraestruturas de dados espaciais e OWS; Exemplos de Web Map Services totais e parciais.
Bibliografia
Wolfgang Kresse and Kian Fadiae (2004): ISO Standards for Geographic Information. Springer, Berlin Heidelberg. ISBN: 3-540-20130-0 Course lectures (online materials) More literatures could be found in course lecture slides
Método de ensino
Componente E-Learning: Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência -Professor/Aluno; Exercícios de autoavaliação. Ferramentas assíncronas – Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
Método de avaliação
Exame Final (75 %); Exames de Progressão (15 %); Exercícios Práticos (10 %).
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Análise e Gestão de Risco
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Análise e Gestão de Informação