NOVA Information Management School

Geographic Information Standards

Código

200055

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

4.0

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos: OA 1-Consciencializar os alunos da importância dos standards no campo da geoinformação; OA 2-Providenciar informação sobre a estrutura dos standards, assim como os seus processos e resultados; OA 3-Providenciar informação sobre o conteúdo de standards essenciais e relevantes tais como qualidade dos dados, estrutura espacial e conceito de mapa e serviços web de features (WMS e WFS); OA 4-Explorar a utilização de standards espaciais assim como os WMS e WFS com recurso a exemplos práticos. 

Pré-requisitos

Nenhum.

Conteúdo

UA 1-Tutorial de XML and UML : Introdução a XML; Introdução a diagramas UML. UA 2-Standartização pela ISO e OGC: ISO - the International Organization for Standardization; O processo ISO de standartização UA 3-Interoperabilidade semântica UA 4-Qualidade de informação geográfica: Conceito de qualidade e gestão da qualidade; Standards ISO para a qualidade da informação geográfica UA 5-Estrutura e geometria de ISO e OGC; Definições: Dados, Coleção de Dados, Propriedade de elementos, Propriedade geométrica; Estrutura espacial ; Geography Markup Language (GML) UA 6-Acesso à informação geográfica com recurso à Internet: Serviços básicos na Web; Arquitetura de serviços web; National Spatial Data Infrastructure (NSDI); Estado da Arte de interfaces de OGC Web Service (OWS); Os objetivos de OWS; Infraestruturas de dados espaciais e OWS; Exemplos de Web Map Services totais e parciais.

Bibliografia

Wolfgang Kresse and Kian Fadiae (2004): ISO Standards for Geographic Information. Springer, Berlin Heidelberg. ISBN: 3-540-20130-0 Course lectures (online materials) More literatures could be found in course lecture slides

Método de ensino

Componente E-Learning: Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência -Professor/Aluno; Exercícios de autoavaliação. Ferramentas assíncronas – Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma. 

Método de avaliação

Exame Final (75 %); Exames de Progressão (15 %); Exercícios Práticos (10 %). 

Cursos