NOVA Information Management School

Geostatistics

Código

200064

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é ensinar aos alunos os conceitos básicos da geoestatística e da estatística espacial. Os alunos irão aprender os principais conceitos teóricos relacionados com a interpolação espacial de atributos usando métodos determinísticos e procedimentos geoestatísticos, os quais são baseados na correlação espacial dos dados observados. Os alunos também aprenderão os fundamentos teóricos de regressão espacial e como configurar e realizar análises de regressão exploratória e espacial. Os alunos irão trabalhar em programas de computador para praticar os conceitos teóricos. Espera-se que os estudantes avaliem o potencial da estatística espacial para a sua própria investigação.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1. Análise exploratória de dados

UA2. Procedimentos determinísticos

UA3. Kriging

UA4. GWR - Regressão geograficamente ponderada

Bibliografia

Tutorials and other material provided by the teachers.

Deutsch, C. V.; Journel, A. G., 1998. Geostatistical Software Library and User’s Guide. Oxford University Press, New York, USA.

Goovaerts, P., 1997. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. Oxford University Press, Inc, New York, USA.

Isaaks, E. H.; Srivastava, R. M., 1989. An Introduction to Applied Geostatistics. Oxford University Press, Inc, New York, USA.

Fotheringham A.S., Brunsdon C., Charlton M. (2002) Geographically Weighted Regression: the analysis of spatially varying relationships. Wiley, Chichester, UK.

Soares, A. 2000. Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. Instituto Superior de Técnico, IST Press. Lisboa, Portugal.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, bem como a aplicação prática dos métodos utilizando aplicações informáticas, tais como o Excel e o ArcGIS. São aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo palestras, apresentação de slides, instruções passo-a-passo sobre como usar as ferramentas no software ArcGIS, perguntas e respostas. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação dos resultados.

Método de avaliação

1. Dois relatórios individuais com as respostas a problemas propostos (ponderação de 15% o primeiro, e 10% o segundo);

2. Exame (ponderação de 30%);

3. Apresentação oral do trabalho de projeto (ponderação de 10%);

4. Relatório do trabalho de projeto (ponderação de 35%).

O projeto pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos de dois alunos.

Cursos