NOVA Information Management School

Métodos de Sondagens

Código

200089

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

José António de Almeida Pinheiro

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

• Abranger aspectos teóricos e práticos básicos da amostragem de pesquisas;
• Familiarizar os participantes com a terminologia de amostragem e os objetivos gerais desta teoria;
• Apresentar os métodos clássicos de amostragem estatística, condições e situações em que cada um é apropriado;
• Fornecer prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos na classe e nos cálculos das dimensões da amostra, estimativas desejadas e suas medidas de precisão;
• Ser capaz de aplicar novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.

Pré-requisitos

Conhecimento perfeito das estatísticas gerais
estatísticas descritivas
estatísticas indutivas;
Mestre conceitual perfeito de conceitos específicos como
Variável aleatória
Distribuição
Parâmetros
Estimador
Estimativa
Propriedades de estimadores
Intervalos de confiança
Testando hipóteses
Teorema do limite central

 

Conteúdo

• Quadro geral, notação e terminologia
• Amostragem aleatória simples
• amostragem aleatória estratificada
•  Amostras em clusters
• Amostragem em duas etapas
• Estimativa de uma proporção
• Uso de informações auxiliares
• Estimativa em domínios

Bibliografia

·     William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X

·     Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4

·     Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5

·     Coelho P, Pereira L, Pinheiro J and Xufre P (2016), Sondagens, Livraria escolar Editora.

 

Método de ensino

Aulas teorico praticas

Método de avaliação

Aulas teórico práticas

Cursos