
Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos
Código
200092
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Desenvolver competências que permitam identificar a técnica de análise de dados mais adequada para dar resposta às perguntas de investigação colocadas sobre os dados em estudo.
- Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes.
Pré-requisitos
Recomendados: Estatística e Algebra.
Conteúdo
- Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida.
- Covariância e correlação
- Análise Fatorial
- Análise em Componentes Principais
- Análise em Fatores Comuns e Específicos
- Associação entre variáveis categóricas
- Análise das Correspondências
- Análise de Clusters
- Escalonamento Multidimensional
Bibliografia
- Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., Multivariate Data Analysis, Pearson, 2010.
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).
Método de avaliação
Para completar com sucesso a unidade curricular, o aluno deverá obter uma classificação mínima de 9 valores no Exame Final (50%) e desenvolver um trabalho de grupo (50%).
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente