NOVA Information Management School

Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos

Código

200092

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

  • Desenvolver competências que permitam identificar a técnica de análise de dados mais adequada para dar resposta às perguntas de investigação colocadas sobre os dados em estudo.
  • Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes.

Pré-requisitos

Recomendados: Estatística e Algebra.

Conteúdo

  1. Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida.
  2. Covariância e correlação
  3. Análise Fatorial
    1. Análise em Componentes Principais
    2. Análise em Fatores Comuns e Específicos
  4. Associação entre variáveis categóricas
  5. Análise das Correspondências
  6. Análise de Clusters
  7. Escalonamento Multidimensional

Bibliografia

  • Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., Multivariate Data Analysis, Pearson, 2010.
  • Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
  • Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).

Método de avaliação

Para completar com sucesso a unidade curricular, o aluno deverá obter uma classificação mínima de 9 valores no Exame Final (50%) e desenvolver um trabalho de grupo (50%).

Cursos