
Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações
Código
200124
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Conhecer a evolução dos Sistemas de Informação (SI) e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
- Identificar e reconhecer a importância dos factores humanos nos SI e SIG
- Conhecer a lógica de organização e funcionamento das organizações
- Conhecer e compreender o papel dos SI e dos SIG nas organizações
- Conhecer e utilizar correctamente as ferramentas de planeamento estratégico
- Ter capacidade de estruturar uma metodologia de desenvolvimento de um projecto SIG para uma organização
- Reconhecer a importância das infra-estruturas de dados espaciais
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
UA1. Da Computação Tecnocêntrica à Computação Socio-Técnica
- O imperativo tecnológico e o fetichismo do produto
- Do empurrar da tecnologia para o puxar da procura
- Cientistas da computação ou especialistas de informação?
UA2. Os Sistemas de Informação (SI) nas Organizações
- Os benefícios genéricos dos SI
- Os papéis dos SI nas organizações
- Desenvolvendo uma Estratégia de Informação
- Ferramentas de pensamento estratégico
UA3. Metodologias de Desenvolvimento de SIG
- O que é uma metodologia de desenvolvimento de SI?
- Uma metodologia de desenvolvimento de SIG composta
- Crítica da metodologia
- Metodologias alternativas
- Como escolher uma metodologia
- Abordagem Soft Systems
UA4. Organizações, Pessoas, SIG e Infra-estruturas de Dados Espaciais (SDI)
- Impacto das culturas empresariais na implementação dos SIG
- O impacto das pessoas nos projectos SIG
- O impacto dos SIG nas organizações e nas pessoas
- SDI
Bibliografia
CAMPBELL H. and MASSER I., (1995), GIS in Organisations: How effective are GIS in practice? London:
Taylor and Francis
GRIMSHAW D.J., (1994), Bringing Geographical Information Systems into Business. London: Longman
LONGLEY, P. A., GOODCHILD, M. F., MAGUIRE, D., & RHIND, D. W. (2010). Geographic Information
Systems and Science (3 ed.). Chichester: John Wiley &Sons.
TOMLINSON, Roger (2005) Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers,
ESRI Press, Redlands
Material de referência da disciplina disponibilizado na plataforma / Reference material of classes available
through the platform
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em materiais de leitura e aulas síncronas na plataforma de e-learning
Método de avaliação
Frequência: (20%)
Trabalho Prático (80%)
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente