NOVA Information Management School

Cibersegurança

Código

200135

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

O módulo curricular tem como objectivos centrais a consciencialização, compreensão e a destreza de aplicação dos princípios centrais do Ciberespaço e 'Cyber Governance':
Pretende-se que no final do módulo os alunos sejam capazes de explicar os fundamentos conceptuais do Ciberespaço e da 'Cyber Governance', vis a vis o contexto do impacto e da responsabilidade na/da gestão da informação e nas/das organizações no que concerne à compreensão e à mitigação de riscos ciber. Em termos de competências, os alunos deverão conseguir comunicar informação e contextualização, assim como riscos tangíveis, tanto a colegas da área da gestão de informação como de outras áreas, e, ademais, deverão tornar-se capazes de antever resultados e soluções para cenários/problemas que surjam ou sejam postulados.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.    O que é a dimensão Ciber? Introdução da Defesa, Segurança, Operações e 'Governance'
2.    Ameaças Ciber às Organizações - Sistemas (incluso 'Internet das Coisas'), Pessoas & 'Governance'
3.     Ameaças comuns na Cibersegurança
    3.1. Exploração de 'Backdoors'
    3.2. Denial-of-Service attacks
    3.3. Modificação de Equipamentos
    3.4. Manipulação de Privilégios/Autorizações de Acesso
    3.5. 'Phishing'
    3.6. 'Clickjacking'
    3.7. Engenharia social & 'hacking': 'eavesdropping', 'spoofing' e ataques de acesso directo
4.    Contramedidas e o impacto de brechas de segurança
5.    'Cyber Governance' 101
    5.1. Políticas
    5.2. Processo(s)
6. Cibersegurança através do desenho, arquitectura, medidas e cultura
7. Resposta a brechas e gestão de crises

Bibliografia

Franke, Don (2016). Cyber Security Basics: Protect your organization by applying the fundamentals, 1st ed, CreateSpace Independent Publishing Platform. ISBN-13: 978-1522952190.
Vacca, John R. (2013). Cyber Security and IT Infrastructure Protection, 1st Edition, Syngress. ISBN-13: 978-0124166813 .
Trim, Peter;  Lee, Yang-Im (2014). Cyber Security Management: A Governance, Risk and Compliance Framework. Routledge. ISBN-13: 978-1472432094.

Método de ensino

Os objectivos de aprendizagem desta unidade/módulo curricular requerem que os alunos compreendam não só o conteúdo mas que consigam igualmente reformulá-lo e contextualizar a sua aprendizagem mediante diversos cenários e ambientes, conseguindo comunicar o conteúdo apreendido e necessário de forma eficaz. Assim, testamos os métodos de aprendizagem e compreensão conceptual tradicionais utilizando exames escritos, mas alargamos as metodologias através de sessões interactivas assim como de exercícios práticos, de forma a cimentar uma compreensão mais profunda e versátil dos princípios fundacionais da área leccionada.

Método de avaliação

O método de ensino é baseado nos seguintes processos:
1)Exposição oral pelo Professor, utilizando diversas ferramentas académicas e de ensino com ênfase na aprendizagem interactiva;
2)Exercício prático na forma de uma simulação;
3)Escolha múltipla & exames escritos

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