NOVA Information Management School

WEB Marketing e Comércio Electrónico

Código

200139

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

A unidade curricular de Web Marketing e Comércio Eletrônico permite que os alunos a discussão crítica das noções e conceitos-chave relacionados ao tema. Neste curso, os alunos desenvolverão um projeto de Web Marketing e Comércio Eletrônico, com base nos tópicos do curso. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de:

  • Discutir criticamente as noções e conceitos-chave relacionados ao Web Marketing e Comércio Eletrônico;
  • Realizar pesquisas científicas relacionadas ao Web Marketing e Comércio Eletrônico.

Pré-requisitos

Não há requisitos de frequência.

Conteúdo

  • Visão geral do comércio eletrônico
  • O Futuro da Compras
  • Tendências digitais e inovação em comércio eletrônico
  • Consumidores digitais
  • Modelos de negócios eletrônicos
  • E-marketplaces e E-tailing
  • Comércio Mobile
  • Comércio social
  • Comunicação digital

Bibliografia

Books

  • Turban, Efraim; King, David; Lee, Jae; Liang, Ting-Peng; Turban, Deborrah (2010). Electronic Commerce 2010 : a managerial perspective. 6th ed. Boston: Pearson, 2010. 779 p. ISBN 978-0-13-703465-9. ISBN 0-13-703465-2. 
  • Rita, Paulo; Oliveira, Cristina (2006). O marketing no negócio electrónico. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2006. 135 p. ISBN 972-8589-65-4. 
  • Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan (2017). Marketing 4.0: moving from traditional to digital. Hoboken: John Wiley & Sons, 2017. 184 p. ISBN/ISSN: ISBN 9781119341208.

 

Articles

  • Cruz-Jesus, F., Bação, F. J. F. L., & Oliveira, T. A. G. F. D. (2012). Digital divide across the European Union. Information & Management, 49(6), 278-291. DOI: 10.1016/j.im.2012.09.003
  • Cuervo, M. R. V. and A. J. L. Menendez (2006) A multivariate framework for the analysis of the digital divide: Evidence for the European Union-15. Information & Management (43) 6, pp. 756-766. Acesso:https://doi.org/10.1016/j.im.2006.05.001
  • Cruz-Jesus, F., Vicente, M.R., Bacao, F. and Oliveira, T., (2016). The education-related digital divide: An analysis for the EU-28. Computers in Human Behavior, 56, 72-82. Acesso: https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.11.027
  • Oliveira, T. & Dhillon, G. (2015). From Adoption to Routinization of B2B e-Commerce: Understanding Patterns across Europe, Journal of Global Information Management, 23(1), 24-43.
  • Oliveira, T., Thomas, M., Baptista, G. and Campos, F., 2016. Mobile payment: Understanding the determinants of customer adoption and intention to recommend the technology. Computers in Human Behavior, 61, pp.404-414.Acesso: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.03.030
  • Tiago Oliveira, Maria F. Martins, (2010). Understanding e?business adoption across industries in European countries. Industrial Management & Data Systems, 110,  9, 1337-1354. Acesso: https://doi.org/10.1108/02635571011087428
  • Torkzadeh, G. and G. Dhillon (2002). Measuring factors that influence the success of Internet commerce. Information Systems Research, (13) 2, pp. 187-204. Acesso: https://ideas.repec.org/a/inm/orisre/v13y2002i2p187-204.html

 

Método de ensino

Interactive Lectures, Workshops, Case Studies, and Project-based learning.

Método de avaliação

1ª e 2ª Épocas

  • Projeto de Consultoria em Web Marketing e Comércio Eletrônico (50%)
  • Projetos especiais de Web Marketing e Comércio Eletrônico (20%)
  • Exame final (30%)

Classificação mínima de 5,0 (em 20) para o exame

Classificação mínima de 8.0 (em 20) para os projetos

Cursos