NOVA Information Management School

Software Aberto e Programação em SIG

Código

200143

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular pretende ser uma introdução à programação em SIG e ao scripting para geoprocessamento utilizando a linguagem de programação Python. A sua utilização em SIG tem vindo a tornar-se cada vez mais corrente não só pela disponibilidade de ferramentas e software que a suportam (o ArcGIS da Esri e o QuantumGIS são apenas alguns exemplos) mas também pela facilidade de aprendizagem e simplicidade da própria linguagem.
Esta unidade curricular pretende ser uma introdução ao Python e à sua utilização para SIG, não sendo requisito conhecimentos prévios de programação.

Os objetivos desta unidade curricular consistem em:

  1. Compreensão dos fundamentos da linguagem Python
  2. Saber aplicar os principais algoritmos de geoprocessamento recorrendo ao uso de uma linguagem de scripting, substituindo o tradicional point & click.
  3. Ser capaz de implementar algoritmos de geoprocessamento em ambientes SIG distintos (proprietários e open source).

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

  1. Programação em Python
    • Introdução à Programação
    • Fundamentodos do Python
    • Funções e estruturas de control
    • Strings, Lists, Tuples, Dictionaries
    • File I/O
    • Objectos
  2. Python Scripting no ArcGIs
    • Introdução aos objetos de geoprocessamento
    • Manipulação de dados no ArcGIS
    • Uso de ferramentas do ArcGIS
  3. Python e ferramentas Open Source
    • Utilização de diversos módulos e bibliotecas para processamento de dados geográficos.

Bibliografia

  • Lutz , M. (2007) Learning Python, 3rd Edition. O'Reilly Media
  • Sherman, G. (2012) The Geospatial Desktop: Open Source GIS & Mapping. Locale Press

Método de ensino

Componente E-Learning:

  • Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência -Professor/Aluno; Exercícios de autoavaliação.
  • Ferramentas assíncronas ? Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
Componente presencial (que poderá ser substituído por videoconferência):
  • Apresentação e discussão do Projeto Final

Método de avaliação

Relatório e apresentação de um projeto prático (individual) ? 100%.

Cursos