NOVA Information Management School

Amostragem e Estimação

Código

200158

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

 Cobrir aspectos básicos teóricos e práticos da pesquisa de amostragem;

  • Familiarizar os participantes com terminologia da teoria da amostragem e os objetivos gerais de inquéritos por amostragem
  • Apresentar os métodos de amostragem clássicos, condições e adequação de cada um;
  • Desenvolver aplicações práticas na aplicação dos métodos de amostragem discutidos na sala de aula e o cálculo de dimensões da amostra, das estimativas e das suas medidas de precisão;
  • Ser capaz de aplicar os novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.

 

 

Pré-requisitos

Perfeito conhecimento de estatística descritiva e de estatística indutiva.

No dia 15 de Setembro de 2018, Sábado, terá lugar das 14 às 18  um curso extra que cobre o essencial de estatística na perspectiva das Sondagens e Estimação.

O curso é facultativo mas chama-se à atenção dos alunos que cobre matéria que não pode ser revisitada durante as aulas. 

Este curso destina-se a nivelar os conhecimentos de estatística dos alunos, dadas as suas origens diversificadas.

 

Conteúdo

1. Introdução às sondagens

2. Sondagem aleatória simples

3. Sondagem aleatória estratificada

4. Pós-estratificação

5. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas

6. Estimação de rácios e estudo de subpopulações

7. Utilização de informação auxiliar

Bibliografia

  • William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X
  • Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4
  • Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5
  • Pinheiro J, Coelho, P et all, As Sondagens (2016), Escolar Editora, ISBN  9789725925140.

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

Teste intermédio. Exame final. Participação nas aulas. 

Ver o Syllabus.

Cursos