
Amostragem e Estimação
Código
200158
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Cobrir aspectos básicos teóricos e práticos da pesquisa de amostragem;
- Familiarizar os participantes com terminologia da teoria da amostragem e os objetivos gerais de inquéritos por amostragem
- Apresentar os métodos de amostragem clássicos, condições e adequação de cada um;
- Desenvolver aplicações práticas na aplicação dos métodos de amostragem discutidos na sala de aula e o cálculo de dimensões da amostra, das estimativas e das suas medidas de precisão;
- Ser capaz de aplicar os novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.
Pré-requisitos
Perfeito conhecimento de estatística descritiva e de estatística indutiva.
No dia 15 de Setembro de 2018, Sábado, terá lugar das 14 às 18 um curso extra que cobre o essencial de estatística na perspectiva das Sondagens e Estimação.
O curso é facultativo mas chama-se à atenção dos alunos que cobre matéria que não pode ser revisitada durante as aulas.
Este curso destina-se a nivelar os conhecimentos de estatística dos alunos, dadas as suas origens diversificadas.
Conteúdo
1. Introdução às sondagens
2. Sondagem aleatória simples
3. Sondagem aleatória estratificada
4. Pós-estratificação
5. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas
6. Estimação de rácios e estudo de subpopulações
7. Utilização de informação auxiliar
Bibliografia
- William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X
- Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4
- Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5
- Pinheiro J, Coelho, P et all, As Sondagens (2016), Escolar Editora, ISBN 9789725925140.
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Teste intermédio. Exame final. Participação nas aulas.
Ver o Syllabus.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde