
Data Visualization
Código
200162
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Este curso ensinará a criar visualizações que comunicam, usando a percepção visual, o significado efectivo por detrás dos dados. Serão abordados conceitos sobre a percepção humana da informação gráfica, bem como diferentes formas de mapeamento de diveros tipos de dados quantitativos e qualitativos. Usaremos o software MS Excel e R para completar diversos exercícios de visualização de dados. O software Tableau Public (ou equivalente) será usado para explorar a interação visual com dados para análise.
Resultados da aprendizagem:
? Descrever como é que os gráficos de computador são usados ??para visualizar dados.
? Compreender como é que o utilizador processa informações a partir da visualização de dados.
? Compreender o impacto das cores na percepção.
? Conhecer diferentes técnicas para visualizar diferentes formas de dados.
? Usar técnicas para visualizar bases de dados e grandes conjuntos de dados.
? Usar o MS Excel para explorar a visualização de dados.
? Usar o R toolkit com pacotes como o ggplot2 e o ggmap para calcular e gerar estatísticas e visualizações.
? Usar o Tableau Public (ou equivalente) para a preparação e visualização de dados.
Pré-requisitos
Nenhum.
Conteúdo
1. Introdução à visualização
2. Abstracção e tipos de dados
3. Marcas e canais
4. Avalição. Regras.
5. Visualização de tabelas.
6. Dados espaciais.
7. Gráficos. Redes e árvores.
8. Cor.
9. Redução de items e atributos.
10. Contar histórias.
Bibliografia
Tamara Munzner (2014). Visualization Analysis and Design. CRC Press.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas relacionadas com conceitos de visualização de dados e software específico (Excel, R, Tableau Public).
Método de avaliação
1ª fase
• 3 exercícios em grupo com o máximo de 3 alunos (5% cada, até um total de 15%)
• Caso de estudo sobre visualização de dados com apresentação individual ou em grupo de 3 alunos (10%)
• Relatório e apresentação do projeto final (25%)
• Teste durante a última aula (50%) (40 perguntas de escolha múltipla e V ou F, sem nota mínima)
2ª fase
• Relatório e apresentação do projeto final (50%)
• Exame de 2ª fase (50%) (nota mínima de 9,5 pontos, 3 perguntas abertas e 40 perguntas de escolha múltipla e V ou F).
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics