
Marketing Estratégico
Código
200169
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Diego Costa Pinto
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Este curso tem como objetivo fornecer teoria e prática em estratégia de marketing e compreender o papel do marketing na estratégia de uma empresa.
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência.
Conteúdo
Introdução de Marketing Estratégico
Canvas de Estratégia e Modelos de Negócios
O contexto e o surgimento do pensamento estratégico
Análise competitiva e definição de estratégia
Estratégia como processo e prática
Marketing como força estratégica
O plano de marketing
Definição de Mercados e Segmentação
Criando valor ao cliente e satisfação
Definição da estratégia de produto
Desenvolvimento de estratégias e programas de preços
Canais de marketing e redes de valor
Gerenciando comunicações de marketing
Bibliografia
- Clegg, Stewart et al. Strategy: theory and practice. London: Sage, 2011.
- Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Marketing management. 15th ed. Boston: Pearson, 2015.
- Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
Método de ensino
Aulas, workshops, aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso.
Método de avaliação
1ª Etapa
- Projetos (50%)
- Exame final (50%)
2ª Etapa
- Projetos (20%)
- Exame final (80%)
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
