
Customer Relationship Management Systems
Código
400019
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
André Martins Mestre
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
A gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM), enquanto estratégia de negócio suportada em tecnologia, tem recentemente sido adoptada de uma forma crescente por empresas em todo o mundo. No entanto, o sucesso desta adopção nem sempre é garantido. Para tal, por um lado é importante ter uma visão clara dos requisitos de negócio, da estratégia aos processos, e por outro conseguir tirar partido das ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias e sistemas de CRM.
Deste modo, os objectivos desta unidade curricular são:
1.Caracterizar o que é um sistema de CRM e como estes se mapeiam com os requisitos de negócio
2.Definir o "ciclo de vida" do cliente, respectivas fases e gestão das mesmas
3.Identificar os principais módulos e funcionalidades de um sistema de CRM
4.Analisar os tópicos mais relevantes a ter em consideração durante o planeamento e a implementação de um sistema de CRM
5.Identificar as mais-valias da implementação de um sistema de CRM e métricas de quantificação das mesmas.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Kick-off; Introduction: CRM concepts |
Customer Lifecycle, Retention and Development |
Sales Force Automation; Introduction to Microsoft Dynamics 365 |
Marketing; Customer Service |
Seminar # 1: TBC |
Microsoft Dynamics 365: Introduction; Administration and Configuration - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Sales App - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Customer Service App - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Customizations and Extension - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Labs |
Seminar #2: TBC |
Adoption and Implementation Success Factors; Seminar #3 |
Gamification, Social and Mobile CRM |
Analytical CRM |
Bibliografia
•Buttle, Francis. Customer Relationship Management – Concepts and Technologies. Butterworth-Heinemann - 3rd Edition, March 2015
•Kostojohn, Scott. CRM Fundamentals. Apress Academics. 2011
•Payne, Adrian. Handbook of CRM: Achieving Excellence in Customer Management. BH. 2012
•Wolenik, Mark. Microsoft Dynamics CRM Unleashed. SAMS. 2016
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (suportadas em tecnologia Microsoft).
Método de avaliação
Trabalhos práticos e exame final.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics