
Liderança e Gestão de Pessoas
Código
400023
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
6.0
Professor responsável
José Guilherme Bleck
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
- Compreender o que é ser Líder e o que significa Liderança e, seus propósitos;
- Compreender a importância da Motivação e da Comunicação, ao nível individual e na dinâmica da organização. A importância da escuta activa;
- Identificar o papel da Inteligência Emocional, como resultado do autoconhecimento, na Liderança. A missão e o papel das emoções, e a literacia emocional;
- Analisar, a importância da ética e dos valores (pessoais e organizacionais), como atributos da Liderança;
- Aprender a compreender a importância do(s) contexto(s) nas suas diversas dimensões (cultural, organizacional, nacional, entre outras) no exercicio da liderança:
- Compreender a importância do Coaching, e as vantagens da sua utilização e contexto pessoal e organizacional, como instrumento de desenvolvimento pessoal;
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Introdução ao Programa (...o que precisamos entender, quando falamos de Liderança?)
I - MOTIVAÇÃO
O que é a motivação
Teorias da motivação
Clima Organizacional
II- COMUNICAÇÂO
O que é a comunicação
A importancia da comunicação no contexto organizacional
Saber ouvir para liderar e a importancia da escuta activa
III- INTELIGENCIA EMOCIONAL (IE)
Conceito de IE e outro tipo de intelçigências
Quociente de inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE)
Conhecer-se a si próprio. As 5 componentes da IE
Como desenvolver a IE?
Emoções e controlo emocional
IV- LIDERANÇA
Líder e Liderança
Estilos e teorias sobre Liderança
A importância de de algumas competencias em Liderança
A liderança e gestão de equipas
A importancia do contexto em Liderança
V- CULTURA ORAGANIZACIONAL
Culturas organizacionais (Edgar Schein)
Compreender e interpretar a cultura
Gestão de RH vs. Cultura organizacional
VI- COACHING
O que é o coaching e quais os seus objectivos?
Tipos de coaching e seus intevenientes (Coachee e Coach)
Beneficioas do coaching ao nível pessoal e das organizações
Bibliografia
Bernard M. Bass and Ronald E. Riggio - Second Edition - Transformational Leadership ¿ Psychology Press ; Jo Owen ¿ How to Lead - 3ª Edição 2011; Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha ¿ (2007) A Essência da Liderança. Mudança X Resultados X Integridade, RH Editora; John C. Maxwell ¿ 1ª edição em Português (2012) ¿ As 17 Qualidades do Trabalho em Equipa. Edições Associação Editorial Nexo Literário; Daniel Golman, R.Boayatzis e Annie Mckee ¿ (2002) Os novos Lideres: a Inteligência emocional nas Organizações. Edições Gradiva ?Mario Alonso Puig ¿ (2011 Março) ¿ REINVENTAR-SE A sua Oportunidade. A esfera dos Livros, Editora. ?Edgar H. Schein ¿ HELPING ¿ How to Offer, Give and Receive Help ?Geert Hofstede ¿ (1991) Culturas Organizacionais. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo ?Geert Hofstede, Gert Jan Hofested, Michael Minkov (2010) ¿ Cultures and Organizations, Software of the Mind. ?Michael Minkov ¿ (2011) ¿ Cultural Diferences in a Globaling World (Emerald)
Método de ensino
A metodologia a adoptar será tendencialmente prática, através de métodos activos (estudo de caso, exercícios práticos e debate) com exploração da experiência e expectativas dos alunos, prevendo-se também breves momentos de exposição oral, para introdução e consolidação da informação.
Método de avaliação
A avaliação individual e qualitativa dos participantes, quanto à evolução percepcionada ao nível dos conteúdos programáticos e participação nas sessões seguirá os seguintes critérios:
- Alunos são convidados a efectuar registo sobre o seu nível de interacção nas aulas, bem como das leituras dos artigos como TPC
- Teste escrito ( 20 perguntas verdadeiro ou falso) equivalente a 50% do Exame final 1ª época. Alunos que não realizarem o teste, o exame final será validado a 100% como nota final.
- Exame final (1ª época) 100%: Percentagem a aplicar nos casos em que não tiveram sido cumpridos os critérios acima referidos, e/ou alunos inscritos na cadeira que não estiveram presentes ao longo do semestre.
- Exame final 2ª época (100%): Percentagem a aplicar para todos os alunos que desejem melhoria de nota, ou que por qualquer motivo não tenham podido realizar exame da 1ª época. Obrigatória a inscrição.
Cursos
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Estatísticas Oficiais
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Análise e Gestão de Informação
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Especialização em Estatísticas de Bancos Centrais