
O Novo Mercado na Saúde
Código
400024
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Manuel Ferreira Teixeira
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Na conclusão do curso o aluno deverá:
.Compreender a situação atual do sector da saúde em termos globais e no caso especcífico de Portugal;
.Analisar trajectórias de evolução possível do sector da saúde em termos globais e no caso específico de Portugal;
.Discutir o funcionamento, potencialidades e limitações dos modelos de organização dos sistemas de saúde;
Conhecer as modalidades e os limites do financiamento público do sector da saúde e a sua articulação com o sector privado;
.Identificar linhas de inovação nas áreas chave do sector da saúde e analisar o seu potencial impacto;
Conhecer as difrentes modalidades e discutir as vantagens e desvantagens das Parcerias Publico Privadas na Saúde;
Evidenciiar autonomia na busca e sintese de informação sobre os conceitos abordados durante a Unidade Curricular;
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência.
Conteúdo
. Conceito de Saúde;
.Particularidades do mercado da saúde;
.O novo mercado da saúde;
.Os modelos de organização dos sistemas de saúde;
.Evolução dos sistemas de saúde;
.O Serviço Nacional de Saúde no quadro do novo mercado da saúde;
.Relação sectores público e privado nos sistemas de saúde;
Modelos de financiamento dos sistemas de saúde;
.Modelos de financciamento contratual de base produtiva;
.Modelos de financiamento contratual de base populacional;
.Modelos de financiamento com base no risco;
Factores criticos na dinâmica de financiamento da saúde;
.Inovação no sector da saúde (clinica e tecnológica);
.O mercado farmaceutico e a inovação;
.O mercado dos dispositivos médicos e a inovação;
.Parcerias Público Privadas (PPP) na Saúde;
.Modalidades, experiências e factores criticos nas PPP da saúde;
Bibliografia
- Figueras,J. and Robinson, Ray,, Health System Performance, Open Unersity Press, 2006;
- Preker, A.and Harding, A., eds, Innovations in Health Services, World Bank, 2005;
- World Health Organization, Health System Financing, 2009;
- Sorenson, Corinna and Kanavos, Panos, The Role of Health Technology Assessment, European Observatory, 2008;
Método de ensino
A metodologia pedagógica será centrada no estudo de caso e na interacção/debate com a experiência dos participantes.
Método de avaliação
A Unidade Curricular tem dois esquemas de avaliação: 1) qualidade da participação nas sessões (40%); 2) 1 teste (60%).