NOVA Information Management School

Técnicas Analíticas Estruturadas para Análise de Informações

Código

400032

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Helena Cristina Portela Pires Rêgo

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

1. Compreensão das especificidades da análise de informações e do papel do pensamento crítico (critical thinking), neste âmbito. A importância de conhecer as diversas técnicas para a transparência dos processos analíticos de suporte à tomada de decisão política.
2. Aquisição de conhecimentos e aplicação de diferentes metodologias de análise, no âmbito das informações, nomeadamente nas categorias de decomposição e visualização (cronologias e fitas do tempo, matrizes e imagens), geração de ideias (brainstorming estruturado, matriz de impactos cruzados), cenarização (análise de futuros alternativos), geração de hipóteses (análise de hipóteses em competição), avaliação de causa e efeito (verificação de assunções-chave, análise red hat), challenge analysis (Método Delphi e eventos de alto impacto e baixa probabilidade), gestão de conflito (debate estruturado) e apoio à decisão (gestor de complexidade).
3. Aquisição de conhecimentos que permitam a escolha das metodologias adequadas em face de situações concretas.

Pré-requisitos

Sem requisitos específicos

Conteúdo

Análise de informações. A tarefa do analista. Mudança do paradigma. Pensamento crítico. Vieses cognitivos.
Taxonomia dos métodos analíticos.
Pensar o futuro. Introdução às técnicas analíticas estruturadas.
A importância da escolha da metodologia adequada. Um projecto, múltiplas técnicas.
Decomposição e visualização: checklist, fitas do tempo e cronologias; lista de prioridades; matrizes; análise de redes; mapas conceptuais. Mapas mentais. Mapas dinâmicos. (Gantt Charts)
Processos geradores de ideias (1. brainstorming estruturado; 2. virtual; 3. diagrama estrela - who, what, how, where, when, why; 4. matrizes de impacto estruturado; 5. análise morfológica)
Cenarização
Métodos geradores de hipóteses. Análise de hipóteses em competição.
Avaliações de causa/efeito: 1. Role playing; 2. Red Hat Analysis; 3. "Outside-in thinking". O caso da análise contraterrorista; 4. Modelo de previsão política; 5. Prediction markets.
Challenge analysis: 1. análise premortem; 2. autocrítica estruturada
1. HILP; 2. What-if; 3. Advogado do diabo; 4. Red team analysis; Método Delphi
Apoio à decisão: 1. Gestor de complexidade; 2. SWOT

Bibliografia

Beebe, Sarah Miller. Teaching Structured Analytic Techniques with Cases: defending Mumbai.  Erie: International Association for Intelligence Education, [s.d.] http://slideplayer.com/slide/3434141/

Besson, Bernard [et. al.]. Méthodes d?Analyse appliquées à l?Intelligence Écononique.  Poitiers: Centre de Ressources et d?Information sur l?Intelligence Économique et Stratégique, 2010 http://bdc.aege.fr/public/Methodes_d_analyse_appliquees_a_l_Intelligence_Economique_Livre_Blanc_Icomtech.pdf

Bravo, Rogério. Por um novo modelo de análise integrada: estudos de intelligence para os sete espaços. [s.l.]: [s.n.], 2011 https://www.academia.edu/699210/CONTRIBUTO_PARA_UM_NOVO_MODELO_DE_ANA_LISE_HOL%C3%8DSTICA_EM_ESTUDOS_DE_INTELLIGENCE

ESTADOS UNIDOS, Central Intelligence Agency. A Tradecraft Primer: structured analytic techniques for improving intelligence analysis. Washington, D.C.: U.S. Central Intelligence Agency, Center for the Study of Intelligence, 2009 https://www.cia.gov/library/center-for-the-study-of-intelligence/csi-publications/books-and-monographs/Tradecraft%20Primer-apr09.pdf

Fischoff, Baruch. Chauvin, Cherie. Intelligence Analysis: behavioral and social scientific foundations. Washington, D.C.: The National Academies Press, 2011 http://www.nap.edu/catalog/13062/intelligence-analysis-behavioral-and-social-scientific-foundations

Folker Jr., Robert D. Intelligence Analysis in Theather Joint Intelligence Centers: an experiment in applying structured methods. Washington, D.C.: Joint Military Intelligence College, 2000 https://fas.org/irp/eprint/folker.pdf

Fox, John. Intelligence Analysis and the Bureau: the evolution of analysis and the analyst position in the FBI, 1908-2013. Journal of Strategic Security, vol.6, n.º 5, pp. 114-123. San Jose: Henley-Putnam University, 2013 http://scholarcommons.usf.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1307&context=jss

Hall, Wayne Michael. Citrenbaum, Gaby. Intelligence Analysis: how to think in complex environments. Santa Barbara: Praeger Security International, 2010. https://www.academia.edu/8355699/Intelligence_Analysis_How_to_Think_in_Complex_Environments_Praeger_Security_International?auto=download

Heuer Jr., Richard J. Small Groups Processes for Intelligence Analysis. Reston, Virginia: Pherson Associates, 2008 http://www.pherson.org/wp-content/uploads/2013/06/02.-Small-Group-Processes.pdf

Heuer Jr., Richard J. Structured Analytic Techniques for Intelligence Analysis. Washington, D.C.: CQ Press, 2011 ISBN 978-1-60871-018-8

Heuer Jr., Richard J. Taxonomy of Structured Analytic Techniques. Reston, Virgina: Pherson Associates, 2008 http://www.pherson.org/wp-content/uploads/2013/06/03.-Taxonomy-of-Structured-Analytic-Techniques_FINAL.pdf

Lahneman, William J.. The Future of Intelligence Analysis, final report, vol. 1. Florida: Embry-Riddle Aeronautical University, Department of Security Studies and International Affairs, 2006 http://commons.erau.edu/db-security-studies/1/?utm_source=commons.erau.edu%2Fdb-security-studies%2F1&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages

Lawrence, Jen, and Larry Chester. Engage the Fox: A Business Fable about Thinking Critically and Motivating your Team. Greenleat Book Group, 2014

Manosevitz, Jason U. Needed: more thinking about conceptual frameworks for analysis ? The case of influence. Studies in Intelligence, vol. 67, n.º 4. Central Intelligence Agency,  Washington, D.C., 2013 https://www.cia.gov/library/center-for-the-study-of-intelligence/csi-publications/csi-studies/studies/vol-57-no-4/needed-more-thinking-about-conceptual-frameworks-for-analysis2014the-case-of-influence.html

Mellers, Barbara [et. al.]. The Psychology of Intelligence Analysis: drivers of prediction accuracy in world politics. Journal of Experimental Psychology, vol. 21, n.º 1, pp. 1-14. Washington, D.C.: American Psychology Association, 2015 https://www.apa.org/pubs/journals/releases/xap-0000040.pdf

Messatfa, Hammou. Reyes, Lynn. Schroeck, Michael. El Poder de la Analitica en el Sector Publico. IBM: Sommers, Nova Iorque, 2011 http://www-05.ibm.com/services/es/bcs/pdf/gbeanalytics.pdf

Pherson, Katherine Hibbs. Sullivan Jr., Roy A. Improving the Quality of Analysis in Fusion Centers: making the most of the Nation?s investment. Journal of Strategic Security, vol.6, n.º 5, pp. 309-319. San Jose: Henley-Putnam University, 2013 http://scholarcommons.usf.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1324&context=jss

Pherson, Randolph H. Strategic Foresight: nine techniques for business and intelligence analysis. Reston, Virgina: Globalytica, 2015 http://www.globalytica.com/wp-content/uploads/2016/03/Strategic-Foresight_Nine-Techniques.pdf

Pherson, Randolph H. Schwartz, Alan R. Manak, Elizabeth. Anticipating Rare Events: the role of ACH and other structured analytic techniques. Reston, Virginia: Pherson Associates, 2008 http://www.pherson.org/wp-content/uploads/2013/11/05.-Anticipating-Rare-Events-The-Role-of-ACH-and-Other-SATs_FINAL.pdf

Pool, Robert. Field Evaluationin the Intelligence and Counterintelligence Context: workshop summary. Washington, D.C.: The National Academies Press, 2010 http://www.nap.edu/catalog/12854/field-evaluation-in-the-intelligence-and-counterintelligence-context-workshop-summary

Prunckun, Hank. Handbook of Scientific Methods of Inquiry for Intelligence Analysis. Lanham: Scarecrow Press, 2010. ISBN 978-0-8108-7381

Treverton, Gregory F. Gabbard, C. Bryan. Assessing the tradecraft of intelligence analysis, Santa Monica: RAND Corporation, 2008 http://www.rand.org/pubs/technical_reports/TR293.html

Método de ensino

Pedagogia sistémica, construtivista e pragmática (estímulo da dúvida, desenvolvimento do raciocínio em grupo, erro como trampolim para a aprendizagem, resolução de problemas)

Método de avaliação

Avaliação contínua e elaboração de trabalhos.

Cursos