NOVA Information Management School

Inteligência Económica e Competitiva

Código

400033

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Luís Alexandre Abrantes Madureira

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Pretende-se com esta unidade curricular a compreensão do que é a Competitive Intelligence, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e o seu uso para uma maior eficiência global. Os alunos deverão ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente no mercado.

Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a actuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática.

Será partilhado com os alunos uma perspectiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas. O objectivo final é a criação de condições para os alunos impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.

Pré-requisitos

Não tem precendência.

Devido a ser eminentemente práctica é requerida a comparência a todas as aulas.

Conteúdo

  1. Definições - Intelligence, Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing

  2. Planeamento

  3. Recolha - Fontes Primária e Secundárias

  4. Estruturação de informação

  5. Análise - Intelligence Funnel (R)

  6. Suporte à decisão - Business WarGaming, Scenario Planning

  7. Disseminação e Comunicação de Intelligence

Bibliografia

BASE

  • PORTER, Michael E. (1980), "Competitive Strategy", Free Press, ISBN: 0-7432-6088-0.
  • LAHNEMAN & ARCOS (2014), "The Art of Intelligence" Rowman & Littlefield, ISBN: 978-1-4422-2897-9

ADDITIONAL

  •  NASSIM, Taleb (2007), "Black Swan", Random House, ISBN: 978-1400063512
  •  BURROWS, Mathew (2014) ?"The Future, Declassified" Palgrave Macmillan ISBN: 978-1-137-27955-2
  •  A.G. Lafley | MARTIN, Roger (2013), Harvard Business Review Press, "Playing to Win" ISBN: 978-1422187395

Método de ensino

Teoria seguido de práctica com caso real

Método de avaliação

50% Avaliação Contínua (assiduidade + participação + qualidade da participação) + 50% Trabalho Final

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