NOVA Information Management School

Statistics for Enterprise Data Analysis

Código

400089

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Ana Cristina Marinho da Costa

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular visa fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias de síntese de dados e inferência estatística paramétrica e não paramétrica. Os estudantes irão explorar os princípios fundamentais da estatística, tanto da perspetiva conceptual como aplicada. Os estudantes irão adquirir competências relacionadas com estatística descritiva, variáveis aleatórias, amostragem, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Os estudantes irão compreender claramente as condições de aplicabilidade de cada procedimento. Os conceitos e princípios serão aplicados e discutidos usando o ambiente, funções e visualizações do Microsoft Excel com base em conceitos do mundo real aplicáveis a muitos sectores institucionais e empresariais, incluindo saúde, comércio, desporto, seguros, etc.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de funções e gráficos do software Microsoft Excel.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em sete Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1. Estatística descritiva

  • Introdução à estatística
  • Organização da informação
  • Distribuições de frequência
  • Estatísticas descritivas
  • Deteção de outliers

UA2. Variáveis aleatórias

  • Introdução e conceitos
  • Modelos probabilísticos
  • Variáveis aleatórias discretas
  • Variáveis aleatórias contínuas

UA3. Distribuições de probabilidade

  • Distribuição Binomial
  • Distribuição Poisson
  • Distribuição Normal
  • Aproximação da Binomial à Normal

UA4. Amostragem e distribuições amostrais

  • Introdução e conceitos
  • Planos de sondagem não-probabilísticos
  • Planos de sondagem probabilísticos
  • Estatísticas amostrais e distribuições amostrais
  • Distribuição da média amostral
  • Distribuição da proporção amostral

UA5. Estimação por intervalos

  • Intervalos de confiança para o valor médio
  • Intervalos de confiança para a diferença de valores médios
  • Intervalos de confiança para a proporção
  • Intervalos de confiança para a diferença de proporções
  • Determinação da dimensão da amostra

UA6. Testes de hipóteses

  • Conceitos e metodologia
  • Testes de hipótese para o valor médio
  • Testes de hipótese para a diferença de valores médios
  • Testes de hipótese para o quociente de variâncias
  • Testes de hipótese para a proporção
  • Testes de hipótese para a diferença de proporções
  • Coeficiente de correlação

UA7. Testes não paramétricos

  • Introdução aos testes não paramétricos
  • Testes de ajustamento
  • Comparação de amostras independentes
  • Comparação de amostras emparelhadas
  • Teste de correlação de Spearman

Bibliografia

  • Carvalho, A. (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA – Editora de Informática.
  • Conover, W. J. (1999). Practical Nonparametric Statistics. 3rd ed., Wiley.
  • Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2010). Probability and Statistical Inference. 8th Edition, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall.
  • Newbold, P., Carlson, W. L., Thorne, B. (2012). Statistics for Business and Economics. 8th Edition, Boston: Pearson.
  • Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora.

Método de ensino

A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo usando o Microsoft Excel, perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

1ª época: Projeto (25%) + Teste intermédio (35%) + Teste final (40%).

2ª época: Projeto (25%; não é permitido melhorar a nota da 1ª época) + Exame (75%).

Cursos