Nova School of Business and Economics

Introdução à Microeoconomia

Código

1100

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Maria do Carmo Seabra, Clara Costa Duarte

Língua de ensino

Português, Inglês

Objectivos

O objectivo da cadeira é introduzir os alunos aos conceitos e instrumentos de análise da Teoria Microeconómica e ilustrar a sua aplicação a questões de natureza económica e de política.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo


1- Introdução;

2 - Oferta, Procura;

3 - Fundamentos da oferta e da procura: decisões dos consumidores e das empresas;

4 - Tipos de Mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista;

5 - Falhas de mercado: externalidades, bens públicos, recurso comum, informação;

Bibliografia

Krugman P., Wells R., Microeconomics, qualquer edição Worth Publishers.

Nas aulas e em materiais de estudo segue-se o livro do Krugman. No entanto, dado que a nível introdutório as principais referências na área de Microeconomia são muito semelhantes em termos de tópicos e de profundidade, qualquer bom livro de texto pode ser utilizado como alternativa No site do C.O.R.E. encontra-se um curso de Introdução à Economia disponível em acesso livre que será utilizado nalguns tópicos.

Site: http://www.core-econ.org

Recursos

Disponíveis na página da cadeira para download: (o código de acesso é disponibilizado na 1ª aula teórica).

  • Syllabus da cadeira;
  • Calendário do curso e programa detalhado com as referências bibliográficas por aula e por tópico;
  • Conjuntos de exercícios para resolução nas aulas práticas;
  • Slides e exemplos das aulas teóricas;

Método de ensino

  • Aulas teóricas: duas aulas semanais de 1h20. Apresentação e discussão dos tópicos do programa ilustrando sempre que possível com exemplos; esclarecimento de dúvidas e questões relativas às matérias do Curso.
  • Aula prática: uma aula semanal de 1h20 com o objectivo de trabalhar, através da resolução de problemas, alguns pontos específicos do programa.

Horários de atendimento:

  • Regentes: Dúvidas gerais e orientação no estudo.
  • Assistentes: Dúvidas na resolução dos exercícios e orientação no estudo.

O curso obriga a algum trabalho de estudo fora das aulas: o estudante deve, em média, contar com 6 horas de estudo semanal para além das aulas. Para além da participação em todas as aulas teóricas e práticas, espera se do aluno que semanalmente acompanhe a matéria dada e tente resolver as questões disponibilizadas. O calendário previsto para o curso, aulas teóricas e práticas, está disponível na página do curso.

Método de avaliação

O exame final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.

As regras de avaliação descritas para a época normal aplicam também à época de recurso bem como às melhorias (em época normal ou de recurso).

Época normal:

  • 2 Testes intermédios: Melhor nota dos 2 testes tem um peso de 27.5%. Cada teste cobre a matéria dada até essa data e é sem consulta e sem máquina de calcular. A realização de pelo menos um dos testes é obrigatório.
  • 1 Trabalho de grupo: (10%).
  • 1 Questionário de resposta individual: (no Moodle) (2.5%). Estas provas serão solicitadas pela equipe da cadeira ao longo do semestre. A realização de todas estas provas é obrigatória.

O trabalho em grupo e a entreajuda no estudo são comportamentos a incentivar. No entanto os questionários, os testes intermédios e o exame final devem, sob palavra de honra do estudante, corresponder a um esforço individual, em que o estudante não dá nem recebe qualquer tipo de ajuda. Assim, respostas idênticas nas resoluções dos trabalhos de grupo desqualificarão os mesmos.

Exame Final - 60% - (nota mínima de 8,5). Cobre a matéria toda e é sem consulta e sem máquina de calcular.

Caso um aluno falte a uma prova de avaliação obrigatória, a nota final não seguirá as regras de avaliação acima definidas e será definida caso a caso pelas regentes da cadeira podendo estas solicitar provas orais de avaliação.

  • Época recurso: As regras acima enunciadas aplicam-se na época normal e na época de recurso.
  • Melhorias em época normal: Para efeitos de melhoria de nota aplicam-se as regras acima enunciadas.
  • Melhorias em época de recurso: Para efeitos de melhoria de nota aplicam-se as regras acima enunciadas.

Cursos