
Introdução à Microeoconomia
Código
1100
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Maria do Carmo Seabra, Clara Costa Duarte
Língua de ensino
Português, Inglês
Objectivos
O objectivo da cadeira é introduzir os alunos aos conceitos e instrumentos de análise da Teoria Microeconómica e ilustrar a sua aplicação a questões de natureza económica e de política.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1- Introdução;
2 - Oferta, Procura;
3 - Fundamentos da oferta e da procura: decisões dos consumidores e das empresas;
4 - Tipos de Mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista;
5 - Falhas de mercado: externalidades, bens públicos, recurso comum, informação;
Bibliografia
Krugman P., Wells R., Microeconomics, qualquer edição Worth Publishers.
Nas aulas e em materiais de estudo segue-se o livro do Krugman. No entanto, dado que a nível introdutório as principais referências na área de Microeconomia são muito semelhantes em termos de tópicos e de profundidade, qualquer bom livro de texto pode ser utilizado como alternativa No site do C.O.R.E. encontra-se um curso de Introdução à Economia disponível em acesso livre que será utilizado nalguns tópicos.
Site: http://www.core-econ.org
Recursos
Disponíveis na página da cadeira para download: (o código de acesso é disponibilizado na 1ª aula teórica).
- Syllabus da cadeira;
- Calendário do curso e programa detalhado com as referências bibliográficas por aula e por tópico;
- Conjuntos de exercícios para resolução nas aulas práticas;
- Slides e exemplos das aulas teóricas;
Método de ensino
- Aulas teóricas: duas aulas semanais de 1h20. Apresentação e discussão dos tópicos do programa ilustrando sempre que possível com exemplos; esclarecimento de dúvidas e questões relativas às matérias do Curso.
- Aula prática: uma aula semanal de 1h20 com o objectivo de trabalhar, através da resolução de problemas, alguns pontos específicos do programa.
Horários de atendimento:
- Regentes: Dúvidas gerais e orientação no estudo.
- Assistentes: Dúvidas na resolução dos exercícios e orientação no estudo.
O curso obriga a algum trabalho de estudo fora das aulas: o estudante deve, em média, contar com 6 horas de estudo semanal para além das aulas. Para além da participação em todas as aulas teóricas e práticas, espera se do aluno que semanalmente acompanhe a matéria dada e tente resolver as questões disponibilizadas. O calendário previsto para o curso, aulas teóricas e práticas, está disponível na página do curso.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.
As regras de avaliação descritas para a época normal aplicam também à época de recurso bem como às melhorias (em época normal ou de recurso).
Época normal:
- 2 Testes intermédios: Melhor nota dos 2 testes tem um peso de 27.5%. Cada teste cobre a matéria dada até essa data e é sem consulta e sem máquina de calcular. A realização de pelo menos um dos testes é obrigatório.
- 1 Trabalho de grupo: (10%).
- 1 Questionário de resposta individual: (no Moodle) (2.5%). Estas provas serão solicitadas pela equipe da cadeira ao longo do semestre. A realização de todas estas provas é obrigatória.
O trabalho em grupo e a entreajuda no estudo são comportamentos a incentivar. No entanto os questionários, os testes intermédios e o exame final devem, sob palavra de honra do estudante, corresponder a um esforço individual, em que o estudante não dá nem recebe qualquer tipo de ajuda. Assim, respostas idênticas nas resoluções dos trabalhos de grupo desqualificarão os mesmos.
Exame Final - 60% - (nota mínima de 8,5). Cobre a matéria toda e é sem consulta e sem máquina de calcular.
Caso um aluno falte a uma prova de avaliação obrigatória, a nota final não seguirá as regras de avaliação acima definidas e será definida caso a caso pelas regentes da cadeira podendo estas solicitar provas orais de avaliação.
- Época recurso: As regras acima enunciadas aplicam-se na época normal e na época de recurso.
- Melhorias em época normal: Para efeitos de melhoria de nota aplicam-se as regras acima enunciadas.
- Melhorias em época de recurso: Para efeitos de melhoria de nota aplicam-se as regras acima enunciadas.