
Políticas Macroeconómicas
Código
1107
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
João Amador
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo do curso é consolidar e alargar os conceitos macroeconómicos e os modelos adquiridos pelos estudantes nos anteriores cursos de macroeconomia e ilustrar o seu uso para análise económica aplicada e tomada de decisão. No final do curso os alunos devem deter um quadro conceptual coerente para analisar os desenvolvimentos económicos recentes e discutir temas de política. Adicionalmente, o curso faz referência a extensões metodológicas, sinalizando tópicos avançados de macroeconomia. O curso é constituído por três blocos principais. Em primeiro lugar, examinam-se os determinantes do crescimento económico de longo prazo e as flutuações em torno da tendência. Em Segundo lugar os modelos macroeconómicos são revistos e alargados para incluir componentes dinâmicas, o papel das expectativas e as ligações externas. Em terceiro lugar são discutidos tópicos de política económica aplicada.
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1101. Introdução à Macroeconomia
Conteúdo
1. Crescimento Económico e Flutuações
2. Modelos Macroeconómicos
3. Análise da Política Económica
4. Política fiscal na prática
5. Dinâmica da dívida pública
6. Políticas estruturais
Bibliografia
O curso não segue livro de texto único. Os livros de Mankiw (Macroeconomics, Worth Publishers) e Blanchard (Macroeconomics, Prentice Hall) são importantes para consolidar os modelos macroeconómicos e os conceitos. Adicionalmente, o livro ``A economia portuguesa no contexto da integração económica e financeira´´, editado pelo Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal fornece ilustrações de instrumentos para a análise económica aplicada. Artigos específicos são assinalados durante o curso.
Método de ensino
Exposição na sala de aula com construção dos gráficos e derivação de resultados no quadro. Cada aula inicia-se com uma discussão de 15 minutos sobre um tópico de política relevante utilizando o ?The Financial Times?. Existe investigação autónoma dos alunos no âmbito dos trabalhos de grupo.
Método de avaliação
A avaliação é composta por três blocos: i) Avaliação prática (10%) ii) Trabalhos de grupo (30%) e iii) Exame final (60%).
A avaliação prática consiste em dois testes curtos de resposta na aula, incluindo uma componente de escolha múltipla. Os trabalhos de grupo compreendem dois relatórios a serem entregues em datas específicas: a) Estimativa da taxa de variação do produto real trimestral da economia portuguesa em tempo real com dados de alta frequência. b) Uma nota de política monetária que deve descrever as condições económicas de enquadramento e o enquadramento teórico para a análise de episódios específicos de política. Os grupos devem apresentar quatro alunos (mínimo de 3 máximo de 5). O exame final inclui toda a matéria.