
Economia Global I
Código
1113
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Luís Campos e Cunha
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
A disciplina é sobre teria do comercio internacional e teoria das políticas económicas em economia aberta. Os estudantes ao tirarem esta cadeira deverão ser capazes de entender, com uma visão crítica, as políticas comerciais e económicas em economia aberta. Estas poderão advir de acordos internacionais bem como da UE ou ainda ao nível nacional.
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
A- 1102. Microeconomia
Conteúdo
0- Revisão da Microeconomia: Equilíbrio geral e bem-estar; Pareto-condições óptimas.
I- Introdução à TI.
II- Comércio de Mercadorias sem produção.
III - A abordagem clássica do comércio: Teoria do trabalho do valor; Determinantes do comércio; Diferenças tecnológicas; Vantagem comparativa.
IV - A abordagem neo-clássica do comércio.
V- Abordagens Modernas ao Comércio: Economia de Escala e Competição Imperfeita.
VI- Testes empíricos.
VII- Modelo de Fatores Específicos.
VIII- Ganhos da Distribuição de Comércio e Renda.
IX - Tarifas e Outros Instrumentos de Política.
X - Políticas Públicas em Economia Aberta, Distorções.
XI- Crescimento imigratório.
XII- Mobilidade Internacional de Fatores.
Bibliografia
[HM] Husted, Steven and M. Melvin, International Economics, 8th edit, Pearson [FT] ?suggested textbook? R. Feenstra and A. Taylor, International Economics, 2nd edit, Worth. [CFJ] Caves, Richard, J. Frankel and R. Jones, World Trade and Payments, 10th edit, Pearson International Edition. [HS] Heffernan, S. and Sinclair, P. Modern International Economics, 1990, Blackwell. [KO] Krugman and Obstfeld, International Trade, theory and policy, 9th edt, Pearson [BPS] Bhagwati, Panagariya and Srinivasan, Lectures on International Trade, 2nd, MIT Press.
Método de ensino
Duas aulas por semana de 1h20m. Uma aula prática semanal de 1h20m.
Método de avaliação
Haverá um intercalar e um exame final (tanto obrigatório), com pesos de 30% e 55%, respectivamente. Os restantes 15% serão destinados a um pequeno trabalho de grupo.
A fim de passar a disciplina, a nota do curso de pelo menos 9,5 é necessária mais uma exigência de grau exame final mínima de 8,0.
Além disso, a participação ativa na disciplina será valorizado. Os alunos que participam ativamente e de forma contínua ao longo do semestre, tanto nas sessões teóricas e práticas, serão concedidas as seguintes bônus: no cálculo da nota final a média deve ser arredondada para o número inteiro mais próximo (por exemplo, uma média de 14,1 serão arredondados para a classificação final de 15). Os alunos elegíveis para este bónus será anunciado no final do semestre.
As regras para o exame de recurso são as seguintes: se não comparecer ao exame final, pode decidir em manter as notas a médio prazo e do ensaio, com os respectivos pesos de 30% e 15%, respectivamente, e o exame de recurso com contagem de 55%. No entanto, essa decisão deve ser comunicada por e-mail antes do exame de recurso. Na ausência de qualquer e-mail, o seu exame de recurso contará necessariamente 100%. Se fôr o exame final, o seu exame de recurso vai contar sempre 100%.
Além disso, no caso de suas contagens do exame época de recurso para 100%, ele irá incluir perguntas adicionais, a fim de cobrir mais da primeira parte do curso. Finalmente, o bônus acima mencionado apenas continua a aplicar-se aq uem fizer o exame de recurso com um peso de 55%.