
Contabilidade Financeira
Código
1201
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Maria Jose Caldas; João Filipe
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
Os objectivos principais do curso são:
1. Conceitos e método contabilístico
2. Normas contabilísticas nacionais e internacionais
3. A elaboração e interpretação das demonstrações financeiras
/
4. O vocabulário contabilístico e financeiro
5. Análise económico-financeira da situação da empresa
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Objetivos, papel e utilizadores da contabilidade 2. O método contabilístico e organização do trabalho contabilístico 3. Estrutura conceptual da contabilidade 4. Normas contabilísticas 5. Demonstrações financeiras: o balanço, a demonstração de resultados e a demonstração dos fluxos de caixa 6. Reconhecimento e mensuração dos elementos das demonstrações financeiras: ativos correntes e não correntes, passivos correntes e não correntes, capital próprio, gastos e rendimentos. 7. Iniciação à análise financeira: cálculo e interpretação dos principais rácios económico-financeiros
Bibliografia
Weygandt, Kimmel e Kieso (2015), Financial Accounting: IFRS, 3.ª edição, John Wiley & Sons
Short, Libby e Libby (2011), Financial Accounting A global perspective, 8.ª Edição, McGraw Hill
Normas Internacionais de Contabilidade (IAS/IFRS)
Recursos
Os materiais de apoio ao curso estarão disponíveis no moodle. Estes materiais incluem os slides apresentados nas aulas, um manual de exercícios, exames de épocas anteriores e documentos legais.
Método de ensino
O curso é composto por duas aulas teóricas e práticas, em igual número de horas. As teóricas focalizam-se nos aspectos de enquadramento de cada tópico e suas aplicações para situações da vida real. As aulas práticas são baseadas em exercícios e discussões de casos, a fim de proporcionar uma aplicação prática da contabilidade financeira em conceitos, ferramentas e práticas.
Durante o curso são adoptados os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:
1. Expositiva, com apresentação de quadros teóricos de referência;
2. Participativa, com análise e resolução de casos e problemas de aplicação;
3. Ativa, com a realização de trabalhos individuais;
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como contemplado no planeamento das aulas.
Estes métodos têm como objectivo desenvolver as competências principais de aprendizagem dos alunos que permitem preencher cada um dos objectivos de aprendizagem descritos antes.
Método de avaliação
1. Na época normal de exame e na época de exame de recurso a nota final é calculada usando as seguintes ponderações:
i) Primeiro teste intermédio (10%);
ii) Segundo teste intermédio (15%);
iii) Terceiro teste intermédio (15%);
iv) Exame final (55%);
v) Participação nas aulas (5%).
Notas:
A avaliação da participação nas aulas é baseada na assiduidade e na contribuição ativa dos alunos nas mesmas.
Para aprovação na disciplina, os alunos devem obter pelo menos 9,5 (em 20) no exame final.
Se existir algum aluno que tenha uma falta justificada a um dos testes, a ponderação desse teste deverá ser adicionada à ponderação da nota do exame final.
Se existir algum aluno que obtenha uma classificação no exame final igual ou superior a 10 mas cuja média ponderada resulte numa média final inferior a 10, obterá a classificação final de 10.
Para os alunos que estão a fazer melhoria de nota, a classificação final na disciplina corresponde à maior das duas classificações:
- a) Classificação obtida através do regime de avaliação descrita no ponto 1;
- b) Classificação obtida através exclusivamente do exame final.