Nova School of Business and Economics

Marketing

Código

1204

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Carmen Lages

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O curso de marketing abrange os principais princípios, conceitos e etapas que são realizadas para o desenvolvimento de um plano de marketing, aborda uma vasta gama de problemas de negócios, explora detalhadamente as ferramentas de um plano de marketing, delineando a forma como uma organização pode lidar com diferentes tipos de Clientes em diferentes tipos de mercados, a fim de equilibrar o desempenho a curto e a longo prazo nas operações domésticas e internacionais.

O curso de marketing é focado em ajudá-lo a se tornar um comerciante estratégico, de modo a que você possa criar, ganhar apoio e executar planos de marketing e assim construir negócios sustentáveis.

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Conteúdo

I. Principais Conceitos de Marketing

II. O Plano de Marketing

III. Analise da situação

IV. Externo: Ambiente Micro e Macro

V. Interno: A Empresa

VI. Estratégia

VII. Segmentação

VIII.Alvejando

IX. Posicionamento

X. Mistura de Marketing para Mercadorias

XI. Produto, Preço, Local e Promoção

XII. Mistura de Marketing Estendido para Serviços

XIII. Pessoas, Processos e Evidências Físicas

XIV. Implementação e Controle

Bibliografia

REFERÊNCIA BASE:
Kotler, P. & Keller, K. L. (2012), Marketing Management (14th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA O PLANO DE MARKETING:
Wood, M. B. (2012), The Marketing Plan Handbook (5th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA ESTUDOS DE MERCADO:
Malhotra, N. K. (2012) Basic Marketing Research (4th Edition). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Método de ensino

O curso contará com aulas teóricas [asseguradas pelo professor] e aulas práticas [asseguradas pelos assistentes]. Algumas sessões contarão com a presença de oradores convidados do mundo empresarial, que irão apresentar tópicos relacionados com marketing e discutir questões práticas com os alunos.

Assim, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem serão usadas:
Expositiva - Apresentação dos referenciais teóricos.
Participativa - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação.
Ativa - Realização de trabalhos individuais e de grupo [Plano de Marketing].
Auto-estudo - Relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrar e consolidar os seus conhecimentos.
Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.

Método de avaliação

Exame Final ? 40% (nota mínima 8,5 valores)
Projeto Final em grupo ? Plano de Marketing ? 50%:
- Apresentação intermédia- 10%;
- Apresentação final- 20%;
- Relatório final- 20%
Participação e contribuição para as aulas práticas ? 10%

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