
Marketing
Código
1204
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Carmen Lages
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O curso de marketing abrange os principais princípios, conceitos e etapas que são realizadas para o desenvolvimento de um plano de marketing, aborda uma vasta gama de problemas de negócios, explora detalhadamente as ferramentas de um plano de marketing, delineando a forma como uma organização pode lidar com diferentes tipos de Clientes em diferentes tipos de mercados, a fim de equilibrar o desempenho a curto e a longo prazo nas operações domésticas e internacionais.
O curso de marketing é focado em ajudá-lo a se tornar um comerciante estratégico, de modo a que você possa criar, ganhar apoio e executar planos de marketing e assim construir negócios sustentáveis.
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1200. Introdução à Empresa
Conteúdo
I. Principais Conceitos de Marketing
II. O Plano de Marketing
III. Analise da situação
IV. Externo: Ambiente Micro e Macro
V. Interno: A Empresa
VI. Estratégia
VII. Segmentação
VIII.Alvejando
IX. Posicionamento
X. Mistura de Marketing para Mercadorias
XI. Produto, Preço, Local e Promoção
XII. Mistura de Marketing Estendido para Serviços
XIII. Pessoas, Processos e Evidências Físicas
XIV. Implementação e Controle
Bibliografia
REFERÊNCIA BASE:
Kotler, P. & Keller, K. L. (2012), Marketing Management (14th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
PARA O PLANO DE MARKETING:
Wood, M. B. (2012), The Marketing Plan Handbook (5th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
PARA ESTUDOS DE MERCADO:
Malhotra, N. K. (2012) Basic Marketing Research (4th Edition). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Método de ensino
O curso contará com aulas teóricas [asseguradas pelo professor] e aulas práticas [asseguradas pelos assistentes]. Algumas sessões contarão com a presença de oradores convidados do mundo empresarial, que irão apresentar tópicos relacionados com marketing e discutir questões práticas com os alunos.
Assim, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem serão usadas:
Expositiva - Apresentação dos referenciais teóricos.
Participativa - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação.
Ativa - Realização de trabalhos individuais e de grupo [Plano de Marketing].
Auto-estudo - Relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrar e consolidar os seus conhecimentos.
Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
Método de avaliação
Exame Final ? 40% (nota mínima 8,5 valores)
Projeto Final em grupo ? Plano de Marketing ? 50%:
- Apresentação intermédia- 10%;
- Apresentação final- 20%;
- Relatório final- 20%
Participação e contribuição para as aulas práticas ? 10%