
Estratégia
Código
1207
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Afonso Almeida Costa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objectivo desta cadeira é responder a esta importante (e complexa) questão. Para tal, tentaremos identificar os principais factores que levam a persistentes diferenças de performance entre empresas, usando um conjunto integrado e diverso de ferramentas e conceitos analíticos. Iremos focar-nos em factores importantes como o papel do ambiente externo, a estrutura de indústria e concorrência; as maneiras a partir das quais as empresas podem construir uma vantagem competitiva e assim criar mais valor que a concorrência, e como as empresas podem suster uma vantagem competitiva ao longo do tempo; o papel da estratégia corporativa na definição das fronteiras de uma empresa; e a importância de alinhar estrutura e sistemas, e cultura e valores para uma execução estratégica bem sucedida.
Pré-requisitos
Mandatory Precedence:
- 1100. Introduction to Microeconomics
- 1200. Introduction to the Company
Conteúdo
0. Introdução.
1. Estratégia competitiva:
1.1. Modelos microeconómicos de interação estratégica: competição em capacidade e preços; Dinâmicas competitivas 1.2. Tamanho do mercado, estrutura da indústria, e concorrência 1.3. Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva: Criação de valor competitiva; Estratégias para construir vantagem competitiva; Inovação de valor através de Blue Ocean Strategy; Sustentabilidade de vantagem competitiva: Mecanismos; Competição na nova economia: Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva com externalidades de rede.2. Estratégia corporativa: Âmbito da empresa; Crescer ou não crescer?? Como crescer??; Integração vertical
3. Execução de estratégia: Alinhamento: Estrutura e sistemas, cultura e valores.
4. Estratégia em ação: Sessão especial: "Apresentação de um caso pelo The Boston Consulting Group".
5. Revisão.
Bibliografia
Bibliography
Recommended textbooks (available in the library) main textbook signaled with (*):
(*) [BDSS] Besanko D., Dranove D., Shanley M. and Schaefer S. 2013. Economics of Strategy, 6th ed. John Wiley & Sons Inc: Hoboken, NJ. (7th ed. (2015) is an e-book, not available in the library)
[G] Ghemawat P. 2010. Strategy and the Business Landscape, 3rd ed. Pearson.
[KM] Kim WC, Mauborgne R. 2015. Blue Ocean Strategy, Expanded ed. Harvard Business School Press.
[WM] Walker G, Madsen T. 2015. Modern Competitive Strategy, 4th ed. McGraw-Hill Education.
Case book (available in the library):
[HIH] Hitt MA, Ireland RD, Hoskisson RE. 2016. Strategic Management: Concepts and Cases: Competitiveness and Globalization, 12th ed. CENGAGE Learning Custom Publishing.
Resources
Moodle: (1207-1718_S2)
Enrolment key for students with odd ID numbers: 1207-Strategy-1718_S2_odd;
Enrolment key for students with even ID numbers: 1207-Strategy-1718_S2_even.
Practical exercises booklet:
Harvard Business Review;
Financial Times;
Bloomberg Businessweek;
The Economist.
Método de ensino
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do Exame Final deve representar entre 30% e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, Teste Intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em aula (Exame Final, Teste Intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A avaliação tem por base o Exame Final (40%) e componentes de avaliação contínua durante o semestre. Estas componentes são o Teste Intermédio (20%), a composição escrita (20%) e a apresentação (15%) da análise de caso, e participação individual dos alunos nas discussões durante as sessões (5%).
NOTA IMPORTANTE: Os estudantes têm de ter uma nota de pelo menos 9,5 (em 20) no Exame Final para passar a cadeira.
NOTA IMPORTANTE 2: A ponderação da nota final apresentada acima será aplicada ao primeiro Exame Final feito, seja durante a Época Normal ou a Época de Recurso. Todavia, estudantes que queiram anular o Exame de Época Normal para fazer o Exame de Época de Recurso com uma ponderação de 100 por cento poderão enviar um email para o assistente da cadeira mencionando esse facto até 30 de maio.
NOTA IMPORTANTE 3: O plágio é considerado uma ofença muito grave pela escola. Em concordância com esse princípio, qualquer instância de plágio detetada - seja no Teste Intermédio ou nos Exames Finais, ou nas composições escritas e apresentações das análises de caso - será punida severamente.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua: Teste Intermédio (20%) e a apresentação (15%) da análise de caso; Participação individual dos alunos nas discussões durante as sessões (5%).
Ponderação do Exame Final:40%.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua caso o Exame não conte 100%: O mesmo peso que na Época Normal
Ponderação do Exame Final: 40% ou 100%.
Ponderação dos elementos de avaliação contínua: 0%,
Ponderação do Exame Final: 100%
Ponderação dos elemntos de avaliação contínua: 0%
Ponderação do Exame Final: 100%.