
Comunicação, Liderança e Ética
Código
1458
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Laurinda Alves
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este curso aposta na consciência profunda da importância da Comunicação, seja individual entre pares, nas organizações, ou no círculo social alargado. O objetivo é trabalhar as Soft Skills e questões da Comunicação de forma a que os alunos percebam que a verdadeira liderança passa sempre pela maneira como se relacionam, como comunicam ideias e projetos, como influenciam construtivamente os seus pares, grupos de trabalho e equipas, mas também como gerem e multiplicam os talentos próprios e dos outros. Nesta lógica, a Ética e o envolvimento com as organizações e a comunidade são temas fundamentais porque revelam a anatomia do sucesso, uma vez que tudo se torna verdadeiramente eficaz quando assenta numa ética escrupulosa e tem um impacto transformador na comunidade, nas organizações e, consequentemente, no mundo.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
I. Identificar os erros mais comuns na expressão verbal e não verbal.
II. Desenvolver técnicas para comunicar melhor e com mais eficácia.
III. Compreender a importância de ser simples e assertivo.
IV. Saber argumentar, debater ideias e defender pontos de vista.
V. Melhorar a forma de comunicar projectos e iniciativas.
VI. Perceber o impacto da linguagem corporal.
VII. Potenciar a liderança e estimular o trabalho em equipa.
VIII. Interiorizar regras e critérios de Feedback, a ferramenta mais poderosa da Comunicação.
IX. Simular entrevistas de emprego, para treinar o self-pitch.
X. Desenvolver técnicas de brainstorming e design thinking.
XI. Treinar competências que favoreçam o envolvimento com a comunidade.
XII. Debater questões e dilemas éticos.
XIII. Adquirir competências para falar em público e estar em palco.
Bibliografia
Laurinda Alves and Alberto Brito, Ouvir, falar, amar (Lisboa: 2010)
John Elkington, The Power of Unreasonable People: How Social Entrepreneurs Create Markets That Change the World (Boston, M.A.: 2008)
Viktor E. Frankl, O homem em busca de um sentido (Lisboa: 2012)
Phil Harkins, Powerful Conversations: How High Impact Leaders Communicate (New York: 1999)
Selecção de TED talks (online)
Selecção de apresentações da Royal Society of Arts talks (online)
Método de ensino
Exercícios práticos e role-plays dinâmicos que permitem interiorizar técnicas e valores associados aos conceitos de Comunicação, Liderança e Ética. Entrevistas gravadas, improvisos e simulação de apresentações perante uma audiência. Experiência ?on stage?. Treino recorrente de feedback e contra-feedback, crítica e auto-crítica. Práticas de avaliação.
Método de avaliação
-1 Teste Intermédio
-6 Desafios escritos
-Avaliação contínua
-Exame final oral (apresentação de projetos e pitches)