Nova School of Business and Economics

Política de Concorrência

Código

2128

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Pedro Pita Barros

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é aplicar conceitos e ferramentas microeconômicas às questões da Política de Concorrência. Além da análise teórica das questões envolvidas, a atenção será dedicada às questões de política e às abordagens seguidas na UE e em Portugal. Algum conhecimento da teoria da interação de mercado é útil, mas não existe nenhum curso pré-requisito. Os alunos podem fazer leituras de atualização conforme indicado abaixo.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Liste os principais tópicos abordados no curso:

-Política de Concorrência na Europa

-Política de Concorrência em Portugal

-Mercado Poder e bem-estar

-Definição de mercados relevantes

- Estratégias de previsão

-Conluio. Enficiência

-Fundações horizontais

- Restrições

Bibliografia

Philip Lowe, 2009, O desenho se as instituições de política de concorrência para o século XXI: a experiência da Comissão Europeia e da Direcção-Geral da Concorrência, em X

Vives esditor, Política da Concorrência na UE - Cinqüenta anos depois do Tratado de Roma.

Massimo Motta, 2004, Política de Concorrência - Teoria e Prática, Cambridge University Press.

Leituras preliminares: Church and Ware, Organização Industrial - Uma Abordagem Estratégica, (disponível como PDF): charapter 2 - economia de bem-estar do poder de mercado; Capítulo 4.1 - fontes de poder de mercado; Capítulos 7 - Teoria dos Jogos I; 8 - Modelos clássicos de oligopólio

Método de ensino

O curso terá uma mistura de ex-sessões de cathedra, discussões em sala de aula e questões de resolução de problemas em casa.

Método de avaliação

  • O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. Seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação em aula, exames de meio termo, em testes de classe, etc. Em geral, a avaliação escrita em aula (exame final, a meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.

  • Exame final (F) - 40% (uma nota mínima de 8 no exame é necessária).

  • Atribuições (A) - 25% cada, 3 atribuições terão de ser entregues.

  • Os piores 15% de sua nota serão descartados.

  • O grau final, G, é obtido antes do ajuste para participação na classe, como G = 0,4 F + 0,25 A1 + 0,25 A2 + 0,25 A3 - 0,15 min {A1, A2, A3} .

  • A participação nos ajustes classe - nota final de até 2 pontos (para cima ou para baixo) pode ser feita com base na participação em classe. Não é necessário que você fale muito na sala de aula para satisfazer este critério. Se você não pode assistir a palestras em uma base regular, por favor informe durante a primeira semana.

  • As atribuições:
  • Tarefa 1 (trabalho individual): É necessário selecionar um país de sua escolha e fornecer um relatório sumário sobre sua política de concorrência, de acordo com os pontos detalhados na descrição da atribuição. O objetivo da tarefa é fazer com que você conheça a política de concorrência que se aplica a esse país. Tamanho máximo: 4 páginas, 12 pts, arial, espaço 1,5 (por favor, não jogue com margens e espaço entre letras).
  • Cursos