
Seminário de Economia e Finanças
Código
2156
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Luís Manuel Moreira Campos e Cunha
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo principal deste seminário é que os alunos estejam familiarizados com as questões econômicas de hoje, tanto nacionais como internacionais. O aluno deve fazer uma apresentação em um tópico. O tópico tem de ser previamente aprovado pelo instrutor. Qualquer tópico relevante para alguém em Economia ou Finanças é elegível. Todos os alunos são supostos a participar na discussão de piso aberto, mas alguns alunos serão formalmente escolhidos como discutentes. Cada aluno será classificado não só para o conteúdo da sua apresentação, mas também para a sua forma formal de introduzir um problema na sala de aula.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Os tópicos serão escolhidos pelos alunos e aprovados pelo instrutor. Aqui estão alguns exemplos de tópicos possíveis:
1) Os preços do petróleo nos últimos anos;
2) Alimentos e aumentos de preços;
3) Crise do subprime;
Mesmo temas não estritamente económicos ou financeiros na natureza, mas relevantes para o fundo dos alunos, são admissíveis.
Exemplo: o tratado de Lisboa e o papel da educação no crescimento a longo prazo.
Bibliografia
Dada a natureza do Seminário, não há bibliografia. No entanto, dependendo do tema escolhido, espera-se que os alunos utilizem informação económica e financeira nos jornais (Financial Times, Herald Tribune, Diário Económico, etc.), relatórios de instituições internacionais (Bancos Centrais, FMI, Banco Mundial, etc.) Ou trabalhos de pesquisa.
Método de ensino
Não há palestras. Em geral, as apresentações são feitas pelos alunos e há aprendizagem por fazer. Algumas apresentações podem ser feitas pelo instrutor.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. Seu peso na nota final pode ser entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação em aula, exames de meio termo, em testes de classe, etc. Em geral, a avaliação escrita em aula (exame final, a meio termo) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A avaliação é feita pelos alunos pelo instrutor e pelo graduador. Os detalhes dependerão do número de participantes.