
Gestão da Qualidade
Código
2352
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Sónia Dahab
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Gestão da Qualidade é uma prática e teórica enquadrada para fornecer ao aluno com a discussão mais atualizada sobre a importância da qualidade de inovação, gestão de recursos humanos, gestão da cadeia de suprimentos e internacionalização.
O curso concentra-se na formulação estratégica da qualidade como parte da estratégia global da empresa e destaca a prevenção de Qualidade e foco no cliente como os principais meios para alcançar uma competitividade sustentável.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Teoria da qualidade
2. Planeamento estratégico da qualidade
3. Qualidade e Inovação de produtos e processos de projeto
4. Serviços de qualidade e design
5. As Ferramentas de qualidade
6. Estatística com base na melhoria da qualidade para variáveis
7. Estatística com base na melhoria da qualidade de atributos
8. Ferramentas six sigma de gestão
9. Gerenciamento de aprendizagem para a melhoria da qualidade
10. Execução e validação dos sistemas de qualidade
Bibliografia
Livro:
Foster, Managing Quality: Integrating the Supply Chain. Pearson, 5th Edition, 2013. Suplementos:
Goetsch and Davis, Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality. Pearson, 7th Edition, 2013.
Summmers, Quality Management: Creating and sustaining Organizational Effectiveness. Pearson 3rd Edition, 2010
Artigos sobre vários temas com foco na Qualidade, Estratégia, Marketing, Inovação, todos relacionados com os tópicos do curso estarão disponiveis no Moodle.
Método de ensino
Na sequência da Estrutura do Curso (secção 3), para cada tópico (ou uma combinação deles)irão ser discutidas aulas explicativas através dos conceitos e suas aplicações baseadas em livros e artigos relacionados com os respetivos temas. A participação da classe é altamente tida em conta.
A classe a seguir, na mesma semana, irá ser acerca de um estudo de caso relacionado com o tema que será discutido em aula. Para cada caso, irão ser atribuídos dois grupos de no máximo 5/6 estudantes. Um grupo terá de desempenhar o papel da empresa, e o outro grupo que será o grupo Consulting.
O grupo empresarial tem de aplicar a teoria por trás do caso para justificar as decisões que foram tomadas no momento. O grupo Consulting tem que atualizar o caso (até 2015) e discutir criticamente as decisões tomadas no momento em que aconteceu.
A classe inteira irá também enviar (por email) um relatório individual das principais questões de casos e sugestões pessoais para casos de problemas.
Método de avaliação
1. 15% - Relatório individual de casos (a serem enviados por email para a Grader)
2. 35% - Caso do Grupo Discussion - "O EnterpriseRole" e "O Papel Consultor"
3. 10% - Participação em aula
4. 40% - Exame Final (A nota mínima para aprovação é de 8 valores)