Nova School of Business and Economics

Negócios e Economia Marítima

Código

2392

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Jorge Roque de Pinho d´Almeida

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Entender como funciona o mercado de transporte marítimo a partir das perspetivas económicas e empresariais, analisar a relação entre os países de comércio, indústrias, mercados, tecnologias e políticas nacionais e internacionais.

Pré-requisitos

Conteúdo

A organização do mercado de transporte marítimo, contém sistemas comerciais e de transporte por via marítima, granel e transportes marítimos regulares. Expedições de ciclos de mercado e os riscos de envio: oferta, demanda e mecanismos de taxa de frete, ainda índices de carga e derivados. Financiamento de navios: organização e gestão portuária, intermodalidade e co- modalidade e questões regulamentares e políticas ambientais.

Bibliografia

Método de ensino

As aulas incluem palestras com recursos visuais, brocas e altifalantes externos sobre temas específicos e apresentações dos alunos da primeira missão.

Método de avaliação

-Dois trabalhos escritos contam para 70% da nota final;
-A participação da classe vai contar para 30% da nota final;

Obs: não haverá exame final.

Cursos