
Organização e Incentivos
Código
2400
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Guido Maretto
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Usaremos avanços recentes na economia organizacional para analisar várias questões num quadro coerente. Começaremos com um olhar geral sobre os efeitos da capacidade de organização de uma empresa ao executar e competir para entender no seu papel fundamental da estratégia de uma empresa. Você aprenderá como as organizações podem promover o crescimento e o desempenho, dando incentivos adequados para os indivíduos, projetando os seus empregos, alocando o poder de decisão, moldando os sistemas de comunicação interna e escolhendo o as melhores atividades. Usaremos a teoria económica para apresentar intuitivamente uma perspectiva geral baseada em algumas ideias simples sobre a informação e a motivação (ou seja, risco moral, retenção, seleção e seleção adversa) e as possíveis soluções. O material didático dado e o ensino da aula são complementados com notícias, casos de artigos e estudos empíricos para uma melhor fundamentação da análise.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Estratégia e Organização
2. Incentivos
3. Contratação
4. Relações de longo prazo e a estrutura da empresa
5. O problema de Hold Up e estrutura da empresa
6. Informação, Poder e Divisões
7. Financiamento e Incentivos
8. Desenvolvimentos mais recentes (como a disciplina vem crescendo nos últimos anos, os alunos e o instrutor escolherão juntos algumas questões para discutir na parte final da aula, em vista de algum material "2015" que será apresentado e distribuído aos alunos).
Bibliografia
Main text:
Lazear, Edward P., Michael Gibbs, Personnel Economics in Practice, MIT press, 2008.
Secondary:
Roberts, John. The modern firm: Organizational design for performance and growth. OUP Oxford, 2007.
Besanko et al., Economics of Strategy, 6th edition, international student version, Wiley, 2013. (chapters 2 and 3);
Slides, articles and cases will be distributed through Moodle;
Students are encouraged to follow the business press (in particular FT.com and Economist.com, plus their home countries main outlets).
Método de ensino
Vão haver reuniões duas vezes por semana, durante 80 min. As classes dedicam-se à apresentação do material pelo instrutor e para a discussão e apresentação dos trabalhos de grupo pelos alunos. Dois conjuntos de problemas para levar para casa e um trabalho de grupo permitirão que os alunos aprendam os conceitos e a modelagem analítica das questões. Os alunos terão de se preparar para discussões na In-Class.
Método de avaliação
-Exame Final:40% (nota mínima de 9 valores);
-2 quizzes: 10%;
-2 Problemas: 20%;
-Participação em sala de aula: 10%;
-Trabalhos de grupo: 20%.