
História Económica
Código
1110
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Maria Eugénia Mata
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Usando evidência histórica, a intenção deste curso é entender, à escala global, o funcionamento dos mercados na sua lógica intrínseca e relacionamento com o estado.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
O papel do Estado como regulador das actividades económicas e o peso crescente das despesas públicas em termos macroeconómicos durante a segunda metade do século XIX; as economias de Guerra retratadas pelas duas guerras mundiais; A emergência de políticas e sistemas de segurança sociais; nacionalizações e desnacionalizações; preocupações visando a intervenção e a forma de políticas de crescimento económico; proteccionismos e a Grande Depressão; o sucesso do crescimento depois da Segunda Guerra Mundial, e o crescendo de frequentes intervenções para correções anti-cíclicas de curto prazo; as dificuldades do último quartel do século XX até agora.
Bibliografia
Geral: Berend, Ivan, An economic history of twentieth-century Europe, Cambridge, CUP, 2006. Bordo, Michael; Taylor, Alan; Williamson, Jeffrey (eds.) Globalization in Historical Perspective, University Chicago Press, Chicago, London, 2003, 2005. Cameron, Rondo, A Concise Economic History of the World. Oxford, 1993. Clark, Gregory, Farewell to Alms; A Brief History of the World, Princeton, Princeton University Press, 2007. Floud, Rodrick; Johnson, Paul, The Cambridge Economic History of Modern Britain, Vol II Economic Maturity, 1860-1939 Cambridge, Cambridge University Press, 2003, 2004, 2008. N14-006. Foreman-Peck, James, A history of the world economy, Brigton: Wheatsheaf Books, 1983; New York, London, Sidney, Tokio, Singapore: Harvester Wheatsheaf, 1995 (I, II, V, VI). Persson, Karl Gunnar, An Economic History of Europe, Knowledge, Institutions and Growth, 600 to the Present, Cambridge, Cambridge University Press, 2010. Sylla, Richard; Tilly, Richard; Tortella, Gbriel, The state, the financial system, and economic modernization, Cambridge, Cambridge University Press, 1999. (Para a crise actual, Krugman, Paul, The Return of Depression Economics, and the Crisis of 2008, N. York, WW Norton &Cº, 1999, 2009).
Método de ensino
O curso assenta em aulas, trabalho tutorial com os alunos, materiais de leitura obrigatória, apresentações orais pelos alunos, e exercícios escritos. Estes métodos tentam desenvolver os diferentes resultados da aprendizagem, combinando aprendizagem estruturada, leituras individuais obrigatórias e apoio tutorial de grupo.
Método de avaliação
A nota da cadeira é a media ponderada da nota do exame final obrigatório (60%) e da informação do semestre (40%). O exame final cobre toda a matéria. A informação do semestre consiste num trabalho escrito (20%) e numa apresentação oral (20%). Os trabalhos escritos têm de ser curtos (até 1000 palavras) e o prazo vai até 16 de Outubro. O tema será anunciado na sala de aula. Os atrasos sofrerão desconto na nota. A informação de semestre é usada uma vez, qualquer que seja a época de exame a que o aluno se apresente. Contudo, para passar, os alunos têm de ter uma classificação igual ou superior a 9 no exame final. A frequência das aulas e a participação em discussões pode contribuir para um ajustamento marginal da nota.