
Sistemas de Informação
Código
1208
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Paulo Faroleiro
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo do curso é fornecer uma visão abrangente, porém detalhada, sobre o que é a tecnologia e organização IS / IT em qualquer pequena ou grande corporação nacional ou global, e como a tecnologia e IS pode ser usada como alavanca para promover o negócio. Focado naqueles que irão juntar-se a grandes organizações, mas também aos empresários que pretendem iniciar os seus próprios negócios e precisam de uma visão sobre como o IS / IT podem ajudá-los nesse processo.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Compreender o papel das Tecnologias da Informação e do Sistema de Informação nas organizações, e como IS / IT pode influenciar o desempenho da organização e ser influenciado pela cultura organizacional e as pessoas. Como o aluno se pode relacionar com as TI ou tornar-se um gerente bem sucedido dos SI.
2. Compreender que tipos de sistemas de informação existem, como é que os mesmos podem apoiar as diferentes empresas, processos de negócios e tomadas de decisões. Discutir os riscos e benefícios da orientação de serviços e soluções de computação global / virtual.
3. Compreender e descrever o que são dados, texto, documentos, sistemas de informação, sistemas de arquivos, sistemas de banco de dados, data warehouses, data marts, data centers.
4. Compreender e descrever o que são intranets, internet, wireless, redes e portais e colaboração.
5. Entender Segurança de TI e Segurança da Informação, os seus objetivos, funções e valor financeiro. Reconhecer sintomas de vulnerabilidades, ameaças e cibercrime. Descrever os princípios de defesa para IS, redes sem fio, discutindo riscos e benefícios. Compreender questões de controle Interno e aspetos e legislação relacionados à Fraude. Descrever a continuidade dos negócios em métodos de recuperação de desastres.
6. Compreender e descrever B2B, B2C, e-business estratégias e operações de comércio electrónico, é e processos de apoio. Compreender as atividades de governo electrónico e o comércio electrónico do setor público. Descrever questões éticas e legais do e-business.
7. Compreender a computação móvel, os serviços de financiamento móvel, móveis de compras, entretenimento, jogos, hospital, viagens e publicidade. Serviços baseados em serviços e serviços móveis baseados em localização e comércio. Benefícios para a organização estendida usando a tecnologia móvel.
8. Compreender WEB 2.0 e aplicações de negócios, serviços de redes sociais e comunidades on-line. Descrever processos de negócios eficientes baseados em WEB 2.0. Avaliar a eficácia das estratégias e táticas de mídia social. Descrever a evolução da Internet e como isso afeta o ambiente de negócios.
9. Descrever sistemas operacionais, sistemas de produção, sistemas de marketing e vendas, sistemas de contabilidade e finanças e sistemas de RH e como os mesmos se apoiam na gestão e tomada de decisões.
10. Entender como os sistemas Enterprise suportam processos multifuncionais e operações multinacionais. Compreender a necessidade dos sistemas ERP, SCM, CPFR, CRM e KM.
11. Justificar a "necessidade de BI", tecnologias e BI Business Case. Descrever arquiteturas de BI, análise preditiva de mineração de dados, traços, scorecards e outras ferramentas de relatório. Compreender o valor dos dados, texto, WEB mineração. Compreender os processos de tomada de decisões de gestão. Descrever DSSs, benefícios e arquiteturas. Olhe para o futuro BI, MI - Mobile Intelligence.
12. Descrever estratégias de alinhamento de negócios de TI e o seu valor, razões e benefícios. Identificar a importância, as funções e os desafios da Governança de TI. Descrever um processo de planeamento estratégico de TI. Compreender os principais tipos de terceirização, as razões, os riscos e os benefícios para fazê-lo.
13. Entender BPM, BPM ferramentas, SOA e a relação com a agilidade de negócios e organização de processos e otimização. Compreender a arquitetura de software e sua relação com a eficiência e a eficiência dos processos de negócios. Descrever a identificação, justificação e planeamento de projetos de TI. Descrever SDLC.
14. Compreender as preocupações com o ambiente de TI e como as TI e os seus usuários podem praticar e comportar-se de melhor forma. Explicar trade-offs relacionados com conveniências e vantagens competitivas.
Bibliografia
Efraim Turban, Linda Volonino, Information Technology for Management: Improving Strategic and Operational Performance, 8th Edition, John Wiley & Sons, 2011 ? International Student Version.
Método de ensino
Aulas Teóricas de Exposição e Aulas Práticas com discussão de casos de IS/IT e investigação dos alunos
Método de avaliação
REGRAS DE APROVAÇÃO NO CURSO:
-TGE: (TGE 1..5): 20% da nota final (realizado em grupo)
-PGE: (PGE 1..3): 10% da nota final (realizado em grupo)
-Projeto: 20% da nota final (realizado em grupo)
-Exame Final: 50% da nota final (individual)