
História Empresarial
Código
1209
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Luciano Amaral
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Esta disciplina oferece uma visão geral sobre a informação histórica da empresa moderna. A análise é feita numa perspetiva comparada, avaliando a importância da empresa moderna em diferentes países. A disciplina examina também o desenvolvimento das multinacionais e das empresas internacionais desde meados do século XIX. Para além disso, a relação entre o Estado e a empresa é colocada numa perspectiva histórica, considerando não apenas as diferentes formas de regulação mas também a ascensão e a queda das empresas públicas. Finalmente, "corporate finance", marketing, gestão de operações e recursos humanos como diferentes áreas funcionais das empresas são estudadas também numa perspectiva histórica.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Introdução
2. Tradição e inovação: a empresa e a Revolução Industrial
3. O advento da empresa industrial moderna (1850-1914)
4. Abordagem comparativa das estruturas empresariais no tempo e no espaço
5. As funções da empresa: uma perspective histórica
6. Mudança empresarial
7. Empresa e Estado
8. A empresa moderna: resumo e prospectiva
Bibliografia
Amatori, F. and A. Colli (2011), Business History: Complexities and Comparisons. London: Routledge.
Blackford, M. G. (1998), The Rise of Modern Business in Great Britain, the United States and Japan. Chapel Hill: The Univ. of North Carolina Press.
Chandler Jr., A. D. (1977), The Visible Hand: The Managerial Revolution in American Business. Cambridge MA: Harvard Univ. Press.
Chandler Jr., A. D. (1989), Scale and Scope. The Dynamics of Industrial Capitalism. Cambridge MA: The Belknap Press of Harvard University Press.
Chandler Jr., A. D., F. Amatori and T. Hikino (eds.) (1997), Big Business and the Wealth of Nations. Cambridge: Cambridge University Press.
Jones, G. (2005), Multinationals and global capitalism: from the nineteenth to the twenty first century. Oxford: Oxford Univ. Press.
Jones, G. and J. Zeitlin (2008), The Oxford Handbook of Business History. Oxford: Oxford Univ. Press.
Toninelli, P. A. (ed.) (2000), The Rise and Fall of State-Owned Enterprise in the Western World. Cambridge: Cambridge Univ. Press
Método de ensino
Método de avaliação
A avaliação será feita de acordo com os seguintes elementos:
1.Apresentação de um texto na aula (20%);
2.Ensaio escrito (25%)
3.Filmes de empresas (5%)
4.Participação de discussões (10%)
5.Exame final (40%)
Para aprovação na disciplina, os alunos devem obter pelo menos 9,0 (em 20) no exame final.