Nova School of Business and Economics

História Empresarial

Código

1209

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Luciano Amaral

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Esta disciplina oferece uma visão geral sobre a informação histórica da empresa moderna. A análise é feita numa perspetiva comparada, avaliando a importância da empresa moderna em diferentes países. A disciplina examina também o desenvolvimento das multinacionais e das empresas internacionais desde meados do século XIX. Para além disso, a relação entre o Estado e a empresa é colocada numa perspectiva histórica, considerando não apenas as diferentes formas de regulação mas também a ascensão e a queda das empresas públicas. Finalmente, "corporate finance", marketing, gestão de operações e recursos humanos como diferentes áreas funcionais das empresas são estudadas também numa perspectiva histórica.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo


1. Introdução

2. Tradição e inovação: a empresa e a Revolução Industrial

3. O advento da empresa industrial moderna (1850-1914)

4. Abordagem comparativa das estruturas empresariais no tempo e no espaço

5. As funções da empresa: uma perspective histórica

6. Mudança empresarial

7. Empresa e Estado

8. A empresa moderna: resumo e prospectiva

Bibliografia

Amatori, F. and A. Colli (2011), Business History: Complexities and Comparisons. London: Routledge.
Blackford, M. G. (1998), The Rise of Modern Business in Great Britain, the United States and Japan. Chapel Hill: The Univ. of North Carolina Press.
Chandler Jr., A. D. (1977), The Visible Hand: The Managerial Revolution in American Business. Cambridge MA: Harvard Univ. Press.
Chandler Jr., A. D. (1989), Scale and Scope. The Dynamics of Industrial Capitalism. Cambridge MA: The Belknap Press of Harvard University Press.
Chandler Jr., A. D., F. Amatori and T. Hikino (eds.) (1997), Big Business and the Wealth of Nations. Cambridge: Cambridge University Press.
Jones, G. (2005), Multinationals and global capitalism: from the nineteenth to the twenty first century. Oxford: Oxford Univ. Press.
Jones, G. and J. Zeitlin (2008), The Oxford Handbook of Business History. Oxford: Oxford Univ. Press.
Toninelli, P. A. (ed.) (2000), The Rise and Fall of State-Owned Enterprise in the Western World. Cambridge: Cambridge Univ. Press

Método de ensino

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com os seguintes elementos:
1.Apresentação de um texto na aula (20%);
2.Ensaio escrito (25%)
3.Filmes de empresas (5%)
4.Participação de discussões (10%)
5.Exame final (40%)
Para aprovação na disciplina, os alunos devem obter pelo menos 9,0 (em 20) no exame final.

Cursos