
Empreendedorismo
Código
1210
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Miguel Muñoz Duarte
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso é uma introdução à natureza diversificada do empreendedorismo. Esta unidade curricular tem como objetivo ser uma oportunidade de aprendizagem experiencial sobre como ser empreendedor.
Além disso, através de palestras, estudos de caso, apresentações de convidados e discussões, o curso centra-se no ponto de vista do empreendedor durante o processo de iniciar um novo negócio.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Este curso fornece uma visão e metodologias em empreendedorismo, tanto como a criação de seu próprio negócio, bem como instigar a iniciação de um novo empreendimento no interior de uma empresa (empreendedorismo).
Abrangemos os principais passos necessários para construir um negócio bem sucedido através de uma abordagem prática sobre o que é realmente começar uma empresa. O objetivo, dentro dos limites de uma sala de aula e uma quantidade limitada de tempo, é criar uma experiência empresarial para os alunos com todas as pressões e exigências do mundo real numa fase inicial de criação de negócio. As aulas estão programadas para dar aos alunos a experiência de como trabalhar em equipa e transformar uma ideia de negócio numa empresa.
Este curso leva os alunos a seguir o caminho para a construção de uma ideia de negócio. Não se trata de escrever um plano de negócios ou fazer investigação de biblioteca. Os alunos vão, em grupo, construir um projeto a partir do zero e falar com os clientes atuais e parceiros para a sua ideia e aprender o caos e a incerteza de como uma startup realmente funciona. Eles vão aprender a usar um modelo de negócio para refletir cada parte de uma empresa e Desenvolvimento do consumidor saindo da sala de aula e interagir com perspectivas reais para ver se alguém, além de si mesmos, se atualmente querem / usar seu produto.
Bibliografia
The Startup Owner?s Manual, Steve Blank & Dorf Business Model Generation, Alexander Osterwalder
Método de ensino
Pré-requisitos
? Interesse em Empreendedorismo e motivação para, pelo menos, avaliar a lançar o seu próprio negócio
? paixão, curiosidade, resistência e agilidade. Interesse em descobrir como uma ideia pode se tornar uma empresa real.
? Cada participante deve comprometer-se mais 5 horas adicionais por semana para o desenvolvimento do trabalho
Aula dinâmica
Esta aula é focada na equipa. Trabalho e estudo será feito em equipa. Os alunos irão formar equipa e eles devem apresentar uma proposta de projeto para ser trabalhado durante todo o curso.
As equipas irão auto-organizar-se e estabelecer papéis individuais por conta própria. Não há CEO / VP de, apenas a análise constante formal e reparte as tarefas que precisam ser feitas.
As equipas irão aprender a transformar as suas ideias, a pesquisar a tecnologia de um produto, serviço ou processo que beneficie a sociedade. Eles vão aprender a usar um modelo de negócio para refletir cada parte de um desenvolvimento empresarial e do cliente para sair do prédio para ver se qualquer outra pessoa que eles gostariam / usar seu produto.
Cada semana será uma nova aventura como eles projetar experimentos e executar testes de hipóteses em cada parte de seu modelo de negócios e clientes. Finalmente, eles vão ver como desenvolvimento ágil pode ajudá-los rapidamente iterar seu produto para construir algo potenciais clientes irão usar e comprar.
Semanalmente, em um curto espaço de apresentação que vai compartilhar o conhecimento esforçado ganho com o resto da aula. Trabalhando com sua equipa eles vão encontrar problemas sobre como construir e trabalhar com uma equipa e nós vamos ajudá-los a compreender como construir e gerenciar a equipa de inicialização.
Além dos instrutores, e, dependendo da viabilidade e disponibilidade, a cada equipa pode ser atribuído um mentor (um empresário experiente, prestador de serviços, consultor ou investidor) para prestar assistência e apoio.
Quantidade de trabalho
As equipas gastarão uma quantidade significativa de tempo entre cada uma das aulas fora da universidade, conversando com clientes e testando hipóteses. O objetivo é sair para o exterior. Se os alunos não têm tempo, então esta disciplina não é para eles.
Cultura da aula
Os empreendedores e startups comunicam de forma muito diferente do que a cultura universitária está familiarizada. Às vezes ele pode sentir brusca e impessoal, mas na realidade está focada e orientada para criar uma ação imediata em ambientes de tempo e com restrições de caixa.
Temos tempo limitado e nós empurramos, desafiamos e questionamos as equipas, na esperança de que eles vão aprender rapidamente. Seremos diretos, abertos e duros - assim como no mundo real. Naturalmente, estes comentários não são pessoais, mas fazem parte do processo.
Esperamos também que os alunos nos possam questionar, desafiar o nosso ponto de vista, se eles não concordarem, e que tenham capacidade de dialogar com os professores. Esta abordagem pode parecer dura ou abrupta, mas é tudo parte do processo
Método de avaliação
A avaliação final (avaliação contínua) é composta por 4 componentes ? os alunos têm de ter 9,5 em todas as componentes para poderem fazer a cadeira em época normal (i.e., por avaliação contínua). Caso não obtenha a nota mínima (9,5) em algum dos componentes ele fará automaticamente exame na época de recurso.
1.Nota prática (20%) ? inclui apresentações semanais; participação nas aulas (teóricas e práticas); upload semanal dos trabalhos no moodle.
2.Avaliação entre pares (10%)
3.Apresentação final do trabalho de grupo (30%)- Critérios de avaliação: Implementação da ideia; consistência do trabalho; Compromisso
4.Exame Final (40%)