Nova School of Business and Economics

Contexto Internacional de Gestão

Código

1212

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Luís Brites Pereira

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo do curso "Contexto Internacional de Gestão (1212)" visa a senbilização e a compreensão dos estudantes relatio ao ambiente complexo da gestão internacional, objetivo esse concretizado mediantes o estudo dos principais fatores económicos, institucionais e políticos que afetam o ambiente do comércio e do investimento global. Após a conclusão do curso, os estudantes estarão dotados de um pensamento autónomo e crítico sobre o mundo real da gestão, capacitando-os, desta forma, para prosseguir melhor os seus interesses profissionais, na área da gestão ou em qualquer outra.

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1101. Introdução à Macroeconomia

- 1200. Introdução à Empresa

Conteúdo

1. A Globalização e a Governação - Definir o fenómeno da globalização e descrever as suas forças motrizes, as vantagens e desvantagens. Abordar também o impacto da globalização sobre as políticas de rendimento, crescimento e desenvolvimento e discutir as possíveis soluções de governação.

2. A Política Económica Global - Abordar as diferenças entre países e como estas afetam a competitividade, o crescimento e as plíticas favoráveis ao desenvolvimento de negócios. Considerar ainda alguns aspetos relevantes das relações internaconais visando a atual geopolítica global além das principais linhas de força da política externa portuguesa.

3. O Comércio e Investimento Global - Rever as teorias de comércio e investimento global, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.

4. O Sistema Monetário Global - Rever as teorias de taxas de câmbio, políticas monetárias e cambiais e os sistema monetário internacional, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.

5. A Estratégiade GEstão Global - Abordar a estratégia de gestão à luz das oportunidades e tendências internacionais, e a estratégia de competitividade portuguesa.

Bibliografia

Livro & Tópicos: Hill , Charles W. L., Global Business Today, 8th ed., McGraw Hill , 2014

Método de ensino

Os métodos pedagógicos e de aprendizagem incluem aulas teóricas, discussão de textos e investigação relevante levada a cabo pelos estudantes, individualmente e em equipa. O inglês será a língua de instrução e de avaliação (incluindo assim todos os deliverables). O curso consiste em duas aulas teóricas/semana (1,5 horas cada) e uma aula prática/semana (1,5 horas). Além destas 4,5 horas de contato semanais, o curso compreende ainda pelo menos 7 horas de estudo independente/semana durante o qual os estudantes devem ler e resumir, prepararem-se para as discussões dos textos, escrever e pesquisar um ensaio e também realizar o trabalho de equipa. As aulas teóricas seguem de perto o livro didático que abrange teoria, evidência empírica e políticas pertinentes. Haverá ainda docentes-convidados que abordarão tópicos do curso em virtude da sua experiência profissional. A aula prática, por sua vez, analisará e discutirá os textos, dará feedback sobre o ensaio e fará uma revisão do material abordado nas aulas teóricas. Note-se que as aulas visam ser interativas sendo esperado a participação ativa dos estudantes sempre que possível, sendo encorajados, portanto, a colocarem perguntas pertinentes (especialmente em relação aos docentes-convidados) além de participarem ativamente nas discussões dos textos. Estas ações irão permitir a criação e gestão de percepções relativas às suas competências e atitude, como é também caso no mundo laboral. Finalmente, os estudantes devem ser pontuais em todas as aulas. Em caso de perturbação lesivo ao bom funcionamento das aulas, serão convidados a sair da sala de aulas pelos docentes se evidenciarem tal comportamento.

Método de avaliação

Discussão de Textos (10%)
Ensaio Analítico (15%)
Relatório de Gestão e Apresentação (25%)
Exam Final (50%)

Cursos