
Seminário de Gestão
Código
1213
Unidade Orgânica
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Departamento
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Créditos
7,5
Professor responsável
Diogo Almeida Pinheiro (Mckinsey)
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O Seminário de Gestão pretende oferecer uma visão global das diversas áreas de Gestão, ajudando os alunos a integrarem as diferentes disciplinas a nível de Licenciatura. Também pretende aproximar os alunos da realidade empresarial através da análise de estudos de caso, discussões com gerentes e técnicos e desenvolvimento de Planos de Negócios.
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1200. Introdução à Empresa
Conteúdo
O Seminário de Gestão inclui palestras Teóricas e de Pesquisa, sessões de Estudos de Caso e apresentações dos Projetos de Trabalho e Planos de Negócios realizados pelos alunos.
Estas sessões concentram-se nos seguintes conteúdos:
1. Formulação e implementação da estratégia
2. Gestão financeira e investimento
3. Operações e gestão da cadeia de valor
4. Marketing e comportamento do consumidor
Bibliografia
General Management:
Daft, R.L. & Samson, D. (2009) - Management. NY: The Dryden Press
Strategy:
Grant, R.M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ.
Marketing:
Kotler, P. & Keller, K. (2007) - Marketing Management. NJ.: Pearson Prentice Hall
Operations:
Chase, R., Jacobs, F, & Aquilano, N. (2006) - Operations Management for Competitive Advantage.
Boston: McGraw-Hill
HR:
Noe et al. (2010) - Fundamentals of Human Resource Management. Boston: McGraw-Hill
Método de ensino
O Seminário de Gestão está estruturado da seguinte forma:
-Apresentações sobre temas de pesquisa avançada em Gestão, seguidas de discussões com pesquisadores e professores;
-Discussões de estudos de caso lideradas por gestores e técnicos;
-Trabalhos como projetos dentro das empresas para a resolução de problemas reais;
-Planos de negócio para iniciantes.
Método de avaliação
O exame final é obrigatório e deve cobrir todo o período do curso. O peso deste exame na nota final pode variar entre os 30 e os 70%. O lembrete de avaliação pode consistir na participação nas aulas, os exames de meio mandato, em testes, etc. No geral, a avaliação escrita em aula (exame final, prazo médio) deve ter um peso de pelo menos 50%.