Nova School of Business and Economics

Seminário de Gestão

Código

1213

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Diogo Almeida Pinheiro (Mckinsey)

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O Seminário de Gestão pretende oferecer uma visão global das diversas áreas de Gestão, ajudando os alunos a integrarem as diferentes disciplinas a nível de Licenciatura. Também pretende aproximar os alunos da realidade empresarial através da análise de estudos de caso, discussões com gerentes e técnicos e desenvolvimento de Planos de Negócios.

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Conteúdo

O Seminário de Gestão inclui palestras Teóricas e de Pesquisa, sessões de Estudos de Caso e apresentações dos Projetos de Trabalho e Planos de Negócios realizados pelos alunos.

Estas sessões concentram-se nos seguintes conteúdos:

1. Formulação e implementação da estratégia

2. Gestão financeira e investimento

3. Operações e gestão da cadeia de valor

4. Marketing e comportamento do consumidor

Bibliografia

General Management:

Daft, R.L. & Samson, D. (2009) - Management. NY: The Dryden Press
Strategy:

Grant, R.M. (2005) - Contemporary Strategy Analysis. Oxford: Blackwell Publ.
Marketing:

Kotler, P. & Keller, K. (2007) - Marketing Management. NJ.: Pearson Prentice Hall
Operations:

Chase, R., Jacobs, F, & Aquilano, N. (2006) - Operations Management for Competitive Advantage.

Boston: McGraw-Hill
HR:

Noe et al. (2010) - Fundamentals of Human Resource Management. Boston: McGraw-Hill

Método de ensino

O Seminário de Gestão está estruturado da seguinte forma:
-Apresentações sobre temas de pesquisa avançada em Gestão, seguidas de discussões com pesquisadores e professores;
-Discussões de estudos de caso lideradas por gestores e técnicos;
-Trabalhos como projetos dentro das empresas para a resolução de problemas reais;
-Planos de negócio para iniciantes.

Método de avaliação

O exame final é obrigatório e deve cobrir todo o período do curso. O peso deste exame na nota final pode variar entre os 30 e os 70%. O lembrete de avaliação pode consistir na participação nas aulas, os exames de meio mandato, em testes, etc. No geral, a avaliação escrita em aula (exame final, prazo médio) deve ter um peso de pelo menos 50%.

Cursos