Nova School of Business and Economics

Análise de Dados e Probabilidade

Código

1304

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Patrícia Ferreira Ramos; Maria Ana Matias

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

O curso oferece aos alunos ferramentas essenciais para a análise de diferentes tipos de dados e conhecimentos básicos de teoria de probabilidades e variáveis aleatórias. Os alunos usarão técnicas computacionais e métodos gráficos para analisar a informação necessária que permitirá a tomada de decisões nas áreas de Economia e Gestão.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

0: Revisões de somatórios. Introdução ao Excel

1: Estatística Descritiva - distribuições de frequência

2: Estatística Descritiva - medidas numéricas

3: Variáveis bidimensionais. Regressão e correlação simples

4: Sucessões Cronológicas

5: Números Índices

6: Probabilidades

7: Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas

Bibliografia

St Aubyn, António e Venes Nuno. Análise de Dados. Verlag, Dashofer, 2011. ISBN: 978-989- 642-185-4.

Silvestre A.L.. Análise de Dados e Estatística Descritiva. Escolar Editora, 2007. ISBN: 978-972- 592-208-8.

Pedrosa A.C. e Gama S. M., Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora, 2004. ISBN: 978-989-642-185-4.

Recursos

Sala de aula. Sala de computadores.

Método de ensino

Aulas teóricas, aulas práticas em sala de aula e aulas práticas com utilização do Excel.

Método de avaliação

O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.

Época normal:

Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações):

Teste intermédio (20%), teste em Excel (10%) e projeto em grupo (15%).

Exame final (e respetiva ponderação): exame final (55%)

Época recurso:

Exame final (com respetiva ponderação): exame final (100%)

Melhorias em época normal:

Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações):

Teste intermédio (20%), teste em Excel (10%) e projeto em grupo (15%)

Exame final (e respetiva ponderação): exame final (55%)

Melhorias em época de recurso:

Exame final (com respetiva ponderação): exame final (100%)

Cursos