
Análise de Dados e Probabilidade
Código
1304
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Patrícia Ferreira Ramos; Maria Ana Matias
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
O curso oferece aos alunos ferramentas essenciais para a análise de diferentes tipos de dados e conhecimentos básicos de teoria de probabilidades e variáveis aleatórias. Os alunos usarão técnicas computacionais e métodos gráficos para analisar a informação necessária que permitirá a tomada de decisões nas áreas de Economia e Gestão.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
0: Revisões de somatórios. Introdução ao Excel
1: Estatística Descritiva - distribuições de frequência
2: Estatística Descritiva - medidas numéricas
3: Variáveis bidimensionais. Regressão e correlação simples
4: Sucessões Cronológicas
5: Números Índices
6: Probabilidades
7: Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas
Bibliografia
St Aubyn, António e Venes Nuno. Análise de Dados. Verlag, Dashofer, 2011. ISBN: 978-989- 642-185-4.
Silvestre A.L.. Análise de Dados e Estatística Descritiva. Escolar Editora, 2007. ISBN: 978-972- 592-208-8.
Pedrosa A.C. e Gama S. M., Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora, 2004. ISBN: 978-989-642-185-4.
Recursos
Sala de aula. Sala de computadores.
Método de ensino
Aulas teóricas, aulas práticas em sala de aula e aulas práticas com utilização do Excel.
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.
Época normal:
Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações):
Teste intermédio (20%), teste em Excel (10%) e projeto em grupo (15%).
Exame final (e respetiva ponderação): exame final (55%)
Época recurso:
Exame final (com respetiva ponderação): exame final (100%)
Melhorias em época normal:
Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações):
Teste intermédio (20%), teste em Excel (10%) e projeto em grupo (15%)
Exame final (e respetiva ponderação): exame final (55%)
Melhorias em época de recurso:
Exame final (com respetiva ponderação): exame final (100%)